Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB é a primeira IES federal a formar especialistas em educação financeira do Brasil na modalidade ensino à distância
conteúdo

Notícias

UFPB é a primeira IES federal a formar especialistas em educação financeira do Brasil na modalidade ensino à distância

publicado: 27/03/2020 19h25, última modificação: 28/03/2020 11h21

Na última terça-feira, dia 24/03, ocorreram as defesas dos trabalhos de conclusão de curso da primeira Especialização em Educação Financeira do Brasil entre as IES federais, na modalidade lato sensu. O curso reconhecido pelo Ministério da Educação, é ofertado pelo Departamento de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Ele é fruto da parceria formada entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB).

Defenderam os TCCs a Ms. Rosangela Pereira de Oliveira, professora da EMEIEF Matias Duarte Rolim e da Faculdade Santa Maria, localizada em Cajazeiras, e Geilton Ferreira de Melo, professor da Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, localizada na cidade de Sapé. Os estudos, intitulados “A difusão da educação financeira entre os servidores públicos do município de Cajazeiras-PB” e “Percepções dos alunos da inserção da educação financeira no ensino médio: Um estudo de caso no município de Sapé–PB”, se dedicaram a analisar qualitativamente aspectos da educação financeira, contribuindo para estabelecer a educação financeira nas suas localidades.

Participaram das bancas o prof. Dr. Bruno Ferreira Frascaroli (orientador e coordenador do curso), a profa. Dra. Claudia Márcia de Jesus Forte (examinadora e superintendente da AEF-Brasil) e a profa. Dra. Márcia Batista da Fonseca (examinadora e coordenadora geral de acompanhamento e avaliação das pós-graduações da UFPB). O curso, denominado CEEF, ofertou inicialmente 80 vagas, e segue as experiências mais modernas de cursos lato sensu estabelecidos sobre o tripé de ensino, pesquisa e extensão. O mesmo é particularmente importante para o estado da Paraíba e para a Região Nordeste, e se destina a qualificar os professores da rede estadual de escolas públicas do estado. Mais informações podem ser encontradas na página do curso www.ccsa.ufpb.br/ceef e nas redes sociais @ceefufpb.