Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CEEF se pronuncia sobre resultados do PISA
conteúdo

Notícias

CEEF se pronuncia sobre resultados do PISA

publicado: 12/05/2020 00h00, última modificação: 30/05/2020 15h18

Foi publicado no último dia 07 de maio pela OCDE o desempenho da 3ª edição da prova do PISA 2018. Nela é revelado que entre 77 países, o Brasil é o 4º país com pior desempenho de jovens de 15 anos de idade em letramento financeiro (Imagem 2). Ainda, que considerando os países da OCDE, apenas 10% dos jovens tem o mais alto nível de alfabetização financeira. A prova do PISA indica que esses jovens provavelmente não serão capazes de enfrentar situações da vida real e tomar decisões que envolvem questões financeiras.

Quando observamos a prova do PISA nos quesitos leitura, matemática e ciências, o Brasil figura na 21ª pior posição (Imagem 3 e 4).

Compreendemos que a educação financeira não está descolada das demais competências providas pelo sistema educacional brasileiro, mas deve ir ao encontro do mesmo e das demais políticas públicas, para auxiliar na formação cidadã. É muito importante que as autoridades e as instituições compreendam o poder integral da educação financeira nesse ecossistema.

O CEEF se coloca à disposição para que possamos avançar no objetivo de levar a educação financeira para todos os espaços do Polo de Educação Finaceira da Paraíba, principalmente no momento crítico em que vivemos.

Vamos em frente!