Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Rede de Monitoramento (REMAR) cria aplicativo para auxílio na proteção de caranguejos.
conteúdo

Notícias

Rede de Monitoramento (REMAR) cria aplicativo para auxílio na proteção de caranguejos.

Aplicativo para smartphone: REMAR Cidadão

publicado: 04/12/2017 12h48, última modificação: 04/12/2017 12h51

 

     REMAR Cidadão é um aplicativo para smartphone de fácil utilização, tem por finalidade coletar informações dos usuários que observarem os caranguejos no período da “andada”, época reprodutiva. É nesta fase que as espécies de caranguejos estão mais vulneráveis à captura. Por isso, os pesquisadores responsáveis pelo aplicativo esperam, com apoio dos usuários, conseguir mapear melhor as “andadas” e aumentar a proteção desses animais. Coordenado pela Dra. Karen Diele, da Edinburgh Napier University, Escócia e St Abbs Marine Station, Grã Bretanha, e pelo Dr. Anders Schmidt, da Universidade Federal do Sul da Bahia,  ProfDr. José da Silva Mourão colaborador da Universidade Estadual da Paraíba, entre outras instituições (UEAP, UFPA, UFS, UFSB, UFES, UFPR e UFSC) e do próprio ICMBio (RESEXMAR Soure). 

           Esta união de esforços, mediada pelo avanço tecnológico de um aplicativo para smartphone, contribuirá  para a perpetuação das espécies e para a sustentabilidade da cultura milenar de coleta de caranguejos, repercutindo diretamente na melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais envolvidas e na conservação da biodiversidade.