Notícias
Professores do CEAR-UFPB são homenageados em reconhecimento a contribuições com a história da instituição

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) homenageou, durante uma cerimônia emocionante realizada no último dia 21 de outubro no prédio da Reitoria, 145 servidores do Campus I, que contribuíram com o ensino, pesquisa, extensão, com o desenvolvimento e a história da instituição. Dentre eles, sete professores do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), responsáveis pela criação do Centro de Ensino: os professores da ativa Francisco Antônio Belo, Zaqueu Ernesto da Silva e José Maurício Alves de Matos Gurgel, e os já aposentados Simplicio Arnaud da Silva, Romberg Rodrigues Gondim, Marco Antonio Wanderley Cavalcanti e Clivaldo Silva de Araújo.
Os homenageados foram indicados pelos Centros de Ensino, Reitoria e Órgãos Suplementares. Os nomes dos sete professores do CEAR foram escolhidos pela própria comunidade docente e técnica do Centro, em reconhecimento às suas contribuições ao longo da história da UFPB e no processo de fundação e estruturação do Centro que surgiu da união entre o Laboratório de Energia Solar (LES) e o Departamento de Engenharia Elétrica (DEE/CT).
O evento integrou as celebrações pelos 70 anos da instituição e marcou também a abertura oficial da Semana do Servidor 2025. Presidida pela reitora Terezinha Domiciano, a cerimônia teve início com uma apresentação da Pequena Orquestra Popular da UFPB. Na mesa de honra da solenidade, a professora aposentada Lúcia de Fátima Ferreira Guerra, que foi pró-reitora de Extensão da UFPB, representou os homenageados.
Além da reitora e da homenageada também compuseram a mesa da solenidade a vice-reitora Mônica Nóbrega; a pró-reitora de Gestão de Pessoas Mirella Rocha e, representando a comissão organizadora das comemorações pelos 70 anos da UFPB, Thais Augusta, vice-diretora do CCHLA.
A reitora reafirmou o compromisso de manter a UFPB firme e inclusiva, guiada por valores de gratidão, dedicação e serviço à sociedade. “Cada homenageado representa a força coletiva que fez da UFPB a universidade forte e acolhedora que temos hoje”, afirmou.
A homenagem simbolizou mais que um simples agradecimento: foi um tributo à dedicação e à esperança que moveram gerações de trabalhadores da UFPB, conforme destacou em seu discurso a vice-reitora Mônica Nóbrega. Segundo ela, a homenagem aos servidores é um gesto de gratidão e reconhecimento pois cada um deles, ativo, aposentado ou terceirizado, dedicou sua vida à instituição, faz parte da sua história e merece ser celebrado.
As comemorações dos 70 anos da UFPB vêm sendo realizadas em todos os campi da instituição, de Areia, Bananeiras e Litoral Norte (Rio Tinto e Mamanguape), chegando agora a João Pessoa.
Confira aqui as fotos do evento.
***
Edição de texto: Aline Lins/Ascom-CEAR, com informações da Ascom-UFPB
Fotos: Gustavo Ribeiro e Marta França/ Ascom-UFPB
