Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudante francesa contribui com projetos do CEAR durante estágio internacional
conteúdo

Notícias

Estudante francesa contribui com projetos do CEAR durante estágio internacional

publicado: 24/09/2025 17h55, última modificação: 25/09/2025 14h51
Aluna do IMT Nord Europe Campus Dunkerque contribuiu com trabalhos em diferentes níveis, de graduação, mestrado e doutorado

Foto: Aline Lins

A primeira estagiária internacional recebida pelo Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB), Inès Delesalle, estudante de Engenharia Energética do IMT Nord Europe Campus Dunkerque, da França, finalizou sua participação em dois projetos desenvolvidos no Centro, um relacionado ao desenvolvimento de uma bicicleta para geração de eletricidade e o outro relacionado a dados da matriz elétrica tanto da França quanto do Brasil. A aluna realizou seu estágio durante três meses na UFPB.

Nesta quarta-feira (24), o diretor do CEAR, professor Euler Macêdo, e os professores Monica Carvalho e Raphael Abrahão, realizaram uma reunião para se despedir da aluna e agradecer por seu empenho durante o período de permanência na Paraíba. Conforme o diretor, a vinda da estagiária teve entre os objetivos motivar os alunos do CEAR para que eles também tenham interesse em buscar uma experiência internacional e oportunidades de intercâmbio com outros países. Por essa razão, a direção do CEAR realizou as tratativas necessárias para concretizar o estágio da estudante no Brasil, por meio da cooperação mútua entre a UFPB e a instituição da França.

 

O professor Raphael Abrahão informou que a estagiária teve uma inserção bastante positiva entre os alunos dos cursos de Engenharia de Energias Renováveis e de Engenharia Elétrica, realizando suas atividades principalmente no Laboratório de Avaliação Ambiental e Energética (LAVAE). “Ela teve oportunidade de conhecer os alunos do Centro, tanto de Energias Renováveis quanto de Engenharia Elétrica, realizou uma apresentação para todo o Centro, e depois ela trabalhou principalmente com o LAVAE, com oito alunos, em dois projetos diferentes”, comentou o professor Raphael.

Já a professora Monica Carvalho destacou que a estagiária manteve interação com alunos em diferentes níveis, de graduação, mestrado e doutorado. Ela teve participação em disciplinas relacionadas à transição energética e ao planejamento energético, e acompanhou um projeto de um aluno de doutorado relacionado a colheita de energia, mudanças climáticas e transição energética.

Segundo a estudante Inès Delesalle, o estágio em uma universidade grande e de referência como a UFPB foi uma experiência muito positiva para ela, tanto pelo aprendizado acadêmico quanto por ter sido muito bem recebida pela comunidade do CEAR.

Há muito a aprender aqui, eu sei que eu aprendi muito, e eu, com certeza, voltarei”, assegurou Inès. Ela contou, ainda, que foi interessante observar as particularidades que diferenciam Brasil e França, ver como o Brasil lida com as coisas, e constatou que há uma energia diferente no Brasil em relação ao seu país.

***

Texto e imagens: Aline Lins