Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dois professores do CEAR estão entre os cientistas mais influentes do mundo
conteúdo

Notícias

Dois professores do CEAR estão entre os cientistas mais influentes do mundo

publicado: 28/10/2025 09h41, última modificação: 28/10/2025 10h35
Ranking elaborado pela Elsevier e a Universidade de Stanford considera os 100 mil cientistas mais bem posicionados

Foto: Aline Lins e arquivo pessoal prof. Felipe V. Lopes

Dois professores do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB), Felipe V. Lopes e Edison Roberto Cabral da Silva, estão entre os mais influentes do mundo, segundo atualização do ranking internacional divulgado pela empresa holandesa Elsevier, voltada à área de publicações técnicas e científicas, em parceria com a Universidade de Stanford, nos EUA. A lista considera os 100 mil cientistas mais bem posicionados em critério criado para o ranking ou que tenham destaque em uma subárea específica. 

O ranking, publicado em 19 de setembro deste ano, traz duas listas dos pesquisadores mais influentes do mundo: uma que considera a carreira inteira do pesquisador, na qual está o professor Edison Roberto Cabral da Silva, e a outra que leva em consideração a produção científica no ano de 2024, na qual figura o professor Felipe V. Lopes. 

Para o levantamento, é considerado um índice chamado c-score, calculado de acordo com o desempenho dos pesquisadores em número de citações, proporção de referências em publicações, entre outras métricas. Além disso, a classificação do ranking utiliza como parâmetro o impacto das citações, e não apenas a contagem de publicações.  

Para o Programa de Pós‑Graduação em Energias Renováveis (PPGER/UFPB), o reconhecimento ao professor Felipe V. Lopes por ele estar entre os 2% mais influentes do mundo mostra o nível de excelência e impacto internacional que a UFPB alcança com pesquisa, inovação e compromisso com o conhecimento. 

Já o professor Edison Roberto Cabral da Silva, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE/UFPB), aposentado, é Professor Emérito da UFPB, título honorífico que lhe foi concedido em 2022, pois é uma distinção concedida aos professores somente quando aposentados, por se destacarem em atividades didáticas de pesquisa e/ou ações notáveis de contribuição para o desenvolvimento da Universidade. Ele segue realizando pesquisas na UFPB.

Para baixar os dados do ranking, acesse:

https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw/8

  

Pesquisadores da UFPB como mais influentes por suas carreiras

 Evandro Leite de Souza

D. Bazeia

Knut Bakke

Valdir Barbosa Bezerra

João Marcos do Ó

Fernando M.B. Marques

Mário César Ugulino Araújo

Maria de Fátima Agra

José Maria Barbosa Filho

Eugênio R. Bezerra de Mello

Reinaldo Nóbrega de Almeida

E.O. Lima

Edison Roberto Cabral da Silva

 

Pesquisadores da UFPB como mais influentes em 2024

Evandro Leite de Souza

Knut Bakke

Valdir Barbosa Bezerra

Eugênio R. Bezerra de Mello

Celso Augusto Guimarães Santos

Marciane Magnani

Elcio Abdalla

João Marcos do Ó

E.S. Medeiros

Cláudio B.s. Furtado

Mário César Ugulino Araújo

Felipe V. Lopes

D. Bazeia

José Maria Barbosa Filho

Luciana Scotti

Marcos T. Scotti

E.O. Lima

Reinaldo Nóbrega de Almeida

Mário R. Moura

Adailton A. Araújo Filho

 

***

Texto: Aline Lins

Foto: Aline Lins e arquivo pessoal do prof. Felipe V. Lopes