Notícias
CEAR sediará XV Congresso Brasileiro de Planejamento Energético

O Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB) sediará, nos dias 04, 05 e 06 de novembro, o XV Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, promovido pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE).
Organizado para acontecer em formato híbrido (presencial e virtual), o evento tem como instituições parceiras UFRGS, UNICAMP, UFRJ e UNIFEI. O público-alvo do evento são estudantes de graduação, mestrado e doutorado, docentes e pesquisadores, além de profissionais ligados ao setor energético.
O tema desta edição é “O planejamento energético em defesa do clima e da cultura: pesquisas, inovações e integração com a sociedade”. As inscrições já estão abertas e os valores podem ser consultados no site do evento. A programação preliminar também já foi disponibilizada.
O objetivo do congresso é congregar profissionais e pesquisadores de múltiplas formações para apresentar trabalhos, compartilhar lições aprendidas e tecer novas possibilidades de planejamento energético. Trata-se de um evento consolidado no cenário nacional promovido pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE), que teve como um dos seus fundadores o saudoso prof. Luiz Pinguelli Rosa, físico brasileiro de referência no planejamento energético do país.
A professora do CEAR Sayonara Andrade Eliziário, uma das organizadoras do evento, explica que a intenção é discutir vivências pulsantes com relação ao setor energético brasileiro. Ela destaca que a Paraíba ocupa, na atualidade, a 18ª posição no ranking da geração distribuída e possui mais de 61 parques eólicos em operação, e que o interior da Paraíba também tem demonstrado um potencial excepcional para o setor de energia, entre os melhores do Brasil.
Segundo a SBPE, o tema do congresso busca evidenciar o papel transformador que um planejamento energético exerce no território, seja em defesa do clima, a partir de escolhas e tecnologias que visam reduzir emissões de gases de efeito estufa, seja no zelo pelos aspectos culturais de comunidades impactadas por esse planejamento, seja na integração do planejamento energético aos valores e práticas de uma comunidade.
Os interessados em solicitar mais informações podem enviar e-mail para exec@sbpe.org.br.
***
Texto: Ascom/CEAR
Imagem: Divulgação
