Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 8ª Edição do Prêmio Delby Fernandes da UFPB homenageia pesquisadores do CEAR
conteúdo

Notícias

8ª Edição do Prêmio Delby Fernandes da UFPB homenageia pesquisadores do CEAR

publicado: 28/11/2025 13h02, última modificação: 28/11/2025 13h10
Cerimônia de premiação aos inventores com patentes e softwares depositados em 2023 e 2024 acontecerá no dia 04 de dezembro, na Reitoria

Foto: Aline Lins

A 8ª edição do Prêmio Delby Fernandes de Inovação Tecnológica 2025 homenageará pesquisadores docentes, técnicos e discentes do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que receberão o reconhecimento por seus esforços dedicados ao desenvolvimento de tecnologias e produção científica na UFPB. A cerimônia de premiação aos inventores acontecerá no dia 04 de dezembro, às 14h, no auditório da Reitoria Professor Milton Paiva. 

O evento é organizado pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova UFPB). Nesta edição, serão contempladas com Certificados de Menção Honrosa todas as propriedades intelectuais depositadas no período de 2023 a 2024 no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), tanto as melhores patentes de invenção quanto os melhores programas de computador. 

Os inventores do CEAR que receberão homenagem serão os professores Adriano da Silva Marques, Alexsandro José Virgínio dos Santos, Cleonilson Protásio de Souza, Fabrício Braga Soares de Carvalho, Flávia de Medeiros Aquino, Francisco Antônio Belo, Gilberto Augusto Amado Moreira, José Maurício Alves Matos Gurgel, Kelly Cristiane Gomes da Silva, Marçal Rosas F. Lima Filho, Monica Carvalho e Waslon Terllizzie Araújo Lopes, o técnico de laboratório Fábio Emanuel França da Silva, além de outros pesquisadores, incluindo discentes e alunos egressos do CEAR. 

O evento também contará com a presença de instituições e organizações parceiras, como Senai-PB, Banco do Nordeste, Agência NEO IFPB e Fundação FADE e outros parceiros em confirmação, estimulando parcerias para o impacto científico, econômico, social e ambiental das tecnologias premiadas. 

Prêmio 

Instituído em 2015 pela Resolução CONSUNI Nº 004/2015, o prêmio homenageia o professor Delby Fernandes de Medeiros, pioneiro no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB e visionário na formação de recursos humanos em produtos naturais. 

A Inova divulgou nesta quinta-feira (27) que a UFPB foi o quarto maior depositante de patentes de invenção em 2024, segundo ranking divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Com 76 depósitos, a UFPB ficou atrás apenas da Stellantis Automóveis Brasil – empresa global da área automotiva resultante da fusão dos grupos FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e PSA (Peugeot e Citroën) -, da Petrobrás e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A lista com os dez primeiros colocados pode ser conferida no site do INPI.

***

Texto e foto: Aline Lins