Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > EDITORA UFPB LIBERA ACESSO A TÍTULOS DURANTE A QUARENTENA
conteúdo

Notícias

EDITORA UFPB LIBERA ACESSO A TÍTULOS DURANTE A QUARENTENA

publicado: 15/06/2020 14h59, última modificação: 15/06/2020 15h28

Em mais uma ação solidária da Universidade Federal da Paraíba, a Editora UFPB liberou acesso gratuito a mais de 70 títulos, no formato e-book, durante a pandemia.

São obras de diversas temáticas, dentre as quais destacamos aquelas com autoria ou organização de docentes do Centro de Educação:

Entre discursos e práticas em memória, história e educação (clique aqui)

Fabiana Sena (DME/CE)
Maria Elizete Guimarães Carvalho (DFE/CE)

Sinopse
O livro discute temáticas relacionadas à memória, história e práticas educacionais/escolares presentes no espírito de um grupo de pesquisa e entre colegas professores e pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior. O livro foi organizado a partir de lembranças e escrituras que investigam e debatem sobre questões importantes para a compreensão da educação na atualidade.

Travessias cognitivas: Áfricas reveladas - Vol. 1 e 2 (clique aqui)

Edna Gusmão de Goés Brennand (DHP/CE)
Aloirmar José da Silva (MPGOA/CE)

Sinopse
A coletânea resgata a concepção de que a diversidade cultural é inata à linhagem evolutiva, permitindo-nos lançar diversos olhares à mesma problemática, propor diferentes soluções ao mesmo problema, construir novos saberes, trocar experiências sociológicas, filosóficas, educacionais e tecnológicas, construir novas perspectivas cognitivas e garantir espaço à pluralidade.

Hermenêutica Filosófica e Literária nas Representações do Sagrado (clique aqui)

Suelma de Souza Moraes (DCR/CE)
Michelle Bianca Santos Dantas (PPGCR/CE)
Flaviana Ferreira de Oliveira
Emmanuela Nogueira Diniz

Sinopse
Trata-se de uma produção do grupo de pesquisa Literatura e Sagrado – Sacratum contemplando, a partir da hermenêutica ricoeuriana, a atividade da compreensão, tanto dos textos como dos contextos, pelos diálogos interdisciplinares e transdisciplinares na área das Ciências das Religiões com áreas afins. Diante da intersecção dos temas tratados, a obra pretende resgatar a atividade hermenêutica por excelência, a saber, a arte de interpretar.

Fundamentos e temas em pedagogia social e educação não escolar (clique aqui)

José Leonardo Rolim de Lima Severo (DHP/CE)
Elisa Gonsalves Possebon (DHP/CE)

Sinopse
Este livro reúne contribuições de estudiosos(as) em Pedagogia Social e Educação Não Escolar, para apresentar um panorama de fundamentos teórico-metodológicos, a partir de diálogos disciplinares e interdisciplinares, sobre como têm se constituído, nacional e internacionalmente, os referenciais da Pedagogia Social, na interseção com práticas educativas situadas fora do marco escolar, que representam possibilidades de formação humana como ação estratégica de políticas de cultura na sociedade contemporânea.

História das Religiões: Inquisições, Intolerância Religiosa e Historiografia (clique aqui)

Carlos André Cavalcanti (DCR/CE)
Ana Paula Cavalcanti (DCR/CE)
Raquel Miranda Carmona (IESP/FATEC-PB)

Sinopse
Este livro nasceu da consolidação de História das Religiões como uma linha de pesquisa válida, tanto para a graduação, como para a pós-graduação na área de História, em todo o Brasil. Esta obra representa bem a diversidade historiográfica da História das Religiões, demonstrando, ao mesmo tempo, a produção na UFPB, e, sobretudo, o nosso diálogo com as outras pós-graduações que atuam com esta subárea.

O que se vê nas religiões? Imaginário, História e Diversidade: Textos do Videlicet: Volume 2 (clique aqui)

Carlos André Cavalcanti (DCR/CE)
Ana Paula Cavalcanti (DCR/CE)
Raquel Miranda Carmona (IESP/FATEC-PB)

Sinopse
Esta publicação vem dar continuidade à divulgação dos trabalhos dos Grupos Videlicet e reflete a integração entre professores orientadores e discentes pesquisadores, na crescente área de Ciências das Religiões. Este segundo volume do livro, O Que Se Vê nas Religiões, define em seu subtítulo as principais preocupações e vocações dos nossos grupos de pesquisa.

As Ciências das religiões: um caleidoscópio de reflexões (clique aqui)

Fernanda Lemos (DCR/CE)

Sinopse
A obra é uma tentativa de brincar com a possibilidade temática que os estudos de religião disponibilizam aos seus curiosos cientistas em formação. Não estabelece um debate rígido, mas, suscita reflexão sobre elementos trans e multidisciplinares na análise de seu objeto em torno dos quais esta área se depara. A obra nos desafia a pensarmos o fenômeno religioso com cautela e êxito e, ainda propicia sua análise por meio de um caleidoscópio de reflexões.

Políticas públicas da educação superior: gestão, avaliação e financiamento (clique aqui)

Edineide Jezine Mesquita Araujo (DEC/CE)
Maria Barboza De Farias Da Salete (DHP/CE)
Maria Das Graças Gonçalves Vieira Guerra (DHP/CE)

Sinopse
Este livro contempla a produção acadêmica Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação (MPPGAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em que mestrandos, com seus respectivos orientadores/professores, apresentam os resultados de temáticas investigadas, cuja problematização e reflexão estão relacionadas à prática profissional cotidiana que se entrelaça ao campo institucional, instituições de ensino superior – lócus de atuação e investigação dos autores.

Deuses Animais e Xamãs: Ensaios de Mitologia Nórdica (clique aqui)

Johnni Langer (DCR/CE)
Fabricio Possebon (DCR/CE)

Sinopse
A Mitologia Nórdica ocupa um lugar central na cultura ocidental. Desde o romantismo setecentista tem destaque em diversas ressignificações artísticas. Utilizadas também como ideário nacionalista de diversas nações, os mitos nórdicos passaram a ser amplamente estudados por várias áreas. Uma longa tradição europeia de traduções, edições, compilações e estudos sobre mitologia escandinava. Contudo, o Brasil se mantém alheio a essa importante temática.

Sujeitos de Direitos ou Sujeitos de Tutela? Memórias de Jovens Egressos sobre o Acolhimento Institucional em João Pessoa (2010-2015) (clique aqui)

Maria Elizete Guimarães Carvalho (DFE/CE)
Noêmia Soares Barbosa Leal (PPGPS/CCHLA)

Sinopse
O livro aborda as memórias de jovens egressos das unidades de acolhimento institucional de João Pessoa/PB, o desligamento e a formação de sujeitos de direitos nessas instituições. É relevante por discutir questões como a institucionalização e permanência de crianças e adolescentes, e por debater sobre o acolhimento e o desligamento, do ponto de vista dos egressos.

Histórias da Educação Popular do tempo presente (clique aqui)

Afonso Celso Scocuglia (DFE/CE)
Luciélio Marinho da Costa (DFE/CE)

Sinopse
Neste livro, discentes e docentes, orientandos e orientadores, integrantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), demonstram as concepções do tempo presente da educação popular por meio das suas pesquisas finalizadas e/ou em andamento final.

Discursos da Educação Popular Contemporânea: Encontros com Michel Foucault e Paulo Freire (clique aqui)

Volmir José Brutscher (UPE)
Afonso Celso Scocuglia (DFE/CE)

Sinopse
Esse livro trata de como (re)ler a educação popular contemporânea pela ótica das relações saber-poder de Paulo Freire e Michel Foucault. A tese é a de que a análise das relações saber-poder de Michel Foucault e de Paulo Freire embasa e provoca o discurso da educação popular contemporânea a se renovar como teoria político-pedagógica, sendo os sujeitos sociais populares a referência para a elaboração e a ação.