Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Acolhida aos/as estudantes do CE

Acolhida aos/as estudantes do CE

publicado: 09/03/2021 11h55, última modificação: 09/03/2021 13h35

INSCRIÇÕES NO SIGAA (EVENTO DE EXTENSÃO CERTIFICADO) .Certificação: Até 10h

Veja como se inscrever CLICANDO AQUI

O evento acontecerá no YouTube CentrodeEducaçãoUFPB

www.youtube.com/c/CentrodeEducaçãoUFPB

Carta_aos_Estudantes.JPG

Programa_Acolhida.JPG

Para cego ver:

São apresentadas duas imagens. Na primeira, uma carta que diz:

Prezados e prezadas estudantes do Centro de Educação da UFPB,

Hoje temos a necessidade de mudar. A pandemia alterou a rotina de nossas vidas em muitos sentidos, na forma de estudar, de trabalhar, de viver e de conviver. São muitos os desafios para a sociedade, no campo político, econômico, social, sanitário e educacional. No âmbito das Universidades públicas brasileiras, destacam-se os diversos ataques nos últimos anos com corte de verbas, desrespeito à sua autonomia e à gestão democrática. No caso da UFPB não é diferente.

A pandemia também traz muitas lições para a sociedade e para a educação, em sentido amplo, apontando a necessidade de mudarmos as formas de relacionamento com o outro, com a natureza e com a sociedade, conferido centralidade à vida humana como um valor, o que requer ações estatais, institucionais, sociais e individuais, em detrimento da economia como valor supremo.

O Centro de Educação da UFPB encontra-se com uma nova gestão. Somos a Professora Adriana Diniz e Professor Roberto Rondon os gestores em atividade, desafiados – em conjunto com a equipe de assessores – a contribuir com um espaço de reflexão crítica, de debates, de aprendizagens e de produção de novos conhecimentos.

Destacamos, a criação de uma nova assessoria, a de apoio estudantil, assumida pelo Professor Daniel Figueiredo, do Departamento de Fundamentação da Educação, o qual atuará com o objetivo de fortalecer os canais de comunicação entre a Gestão e os Estudantes do CE, buscando formas de apoiar a trajetória de estudos e de formação até o êxito da conclusão da graduação.

Estamos buscando organizar o Centro para melhor atender às expectativas dos estudantes e às necessidades da sociedade em termos de formação dos profissionais da educação, no âmbito da Pedagogia (presencial e à distância), Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo, Psicopedagogia e Ciências das Religiões. Nesse intuito, tivemos um planejamento, no período entre 22 a 26 de fevereiro, com participação de docentes, técnicos e técnicas do Centro e estudantes.

Para esse início de período, organizamos uma Acolhida às (aos) Estudantes com uma programação com mesas redondas, debates e rodas de diálogos. Vamos conversar sobre educação em tempos de pandemia; políticas de combate ao Covid e sobre Mulheres. O evento será no dia 15 de março, segunda-feira, nos três turnos, pelo YouTube, com certificação para os inscritos. Então, faça a sua inscrição, envolva-se e participe conosco!

A melhor forma de enfrentarmos essa crise social e política é estando juntos, coletivamente, solidariamente. Esse é o nosso jeito de dizer: bem-vindos e bem-vindas ao Centro de Educação – semestre letivo 2020.2. Um abraço especial aos que chegam por primeira vez, os ingressantes, os “feras”.

Também aos que perderam familiares e amigos/as – um abraço fraterno.

No Centro de Educação, perdemos um professor querido, Luíz de Sousa Júnior, por isso, adiamos essa mensagem por uma semana. À ele e a todos os que perdemos no Centro, nossas homenagens!

Vamos construir juntos e juntas o CE que queremos. Bom semestre!

Adriana Diniz  / Roberto Rondon

A segunda imagem apresenta a programação da acolhida:

7h30 - ABERTURA E SAUDAÇÕES - Direção de Centro e Coordenações de Curso

8h00 - VÍDEO: O CE que queremos.

8h30 -  PALESTRA

A EDUCAÇÃO DA PARAÍBA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENFRENTANDO DESAFIOS, CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO.

Coordenação: Profa. Dra. Adriana Valéria Santos Diniz

Convidado:

•Prof.  Dr. Cláudio Benedito Silva Furtado (Sec. de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia).

10h00 - RODA DE CONVERSAS

A MULHER NA EDUCAÇÃO, NA CIÊNCIA E NA SOCIEDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA.

Coordenação: Profa. Dra. Maria Eulina de Carvalho (NIPAM/UFPB)

Convidadas:

•Profa. Mojana Vargas e Profa. Katarine Silva (Fórum de Mulheres da UFPB),
•Profa. Rita Cristiana Barbosa (Vice-coordenadora NIPAM e representante do Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres na UFPB).

13h30 - ABERTURA E SAUDAÇÕES - Direção de Centro e Coordenações de Curso

14h00 – PALESTRA

POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE COMBATE À COVID: UM PANORAMA DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS.

Coordenação: Profa. Dra. Célia Maria Cruz Marques Chaves (DP/CE)

Convidado:

•Dr. Felipe Proenço - Membro do Comitê Científico de Combate à COVID 19 da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

15h30 – DEBATE

QUE LIÇÕES A PANDEMIA ENSINOU PARA AS UNIVERSIDADES?

Coordenação:  Prof. Dr. Roberto Rondon.

Convidada:

• Profa. Dra. Bagnólia Araújo Costa (DCF/CCS)
•Profa. Dra. Mônica Nóbrega (CCHLA)

18h30 - ABERTURA E SAUDAÇÕES - Direção de Centro e Coordenações de Curso

19h00 às 20h00 – PALESTRA

MULHERES, A CASA E A PANDEMIA: A RELIGIÃO COMO SENTIDO E ESPERANÇA.

Coordenação: Prof. Dr. Carlos André Macedo Cavalcanti (PPGCR/CE)

Convidada:

•Profa. Dra. Carolina Teles Lemos (PUC-GO)

20h00 às 21h00 – PALESTRA

PERSPECTIVAS E DESAFIOS DAS LUTAS DAS MULHERES CAMPONESAS.

Coordenação: Profa. Dra. Maria do Socorro Xavier Batista.

Convidada:

•Alana Maria Silva de Lima.