Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre seleção para estudantes apoiadores de alunos com deficiência e necessidades educativas e vagas contemplam CCTA
conteúdo

Notícias

UFPB abre seleção para estudantes apoiadores de alunos com deficiência e necessidades educativas e vagas contemplam CCTA

Inscrições começam hoje (27)
publicado: 27/05/2021 10h49, última modificação: 27/05/2021 10h49

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), da UFPB, lançou edital de seleção com 42 vagas e formação de cadastro de reserva para estudantes apoiadores a alunos com deficiência e necessidades educativas específicas. 

As inscrições poderão ser feitas, de maneira gratuita, a partir de hoje (27) e seguem até 04 de junho, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). 

Das 42 vagas, 02 contemplam estudantes do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). 

As vagas atendem todos os estudantes que necessitam de apoio nos quatro campi da UFPB, sendo 30 para o campus de João Pessoa; 05 para o campus de Areia; 03 para o campus de Bananeiras; e 04 para o do Litoral Norte (Rio Tinto e Mamanguape). 

Segundo Rafael Monteiro, coordenador do CIA, as vagas vão atender todos os estudantes com deficiência ou com alguma necessidade educacional específica, dos quatro campi, que solicitam apoio ao CIA, ao se matricularem ou depois de já ingressarem no curso. “Eles passam por uma avaliação junto à Terapia Ocupacional e lá são encaminhados para os serviços. E um desses serviços é o PAED, Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência”, explica o coordenador. 

Já o cadastro de reserva tem o objetivo de que, quando algum estudante com deficiência do curso do aluno que participou do processo seletivo se inscrever para receber apoio no CIA, o estudante que foi aprovado na seleção, em caráter de reserva de vaga, será acionado para participar de uma entrevista, e havendo compatibilidade de horários, o mesmo poderá assumir a vaga. “Esse cadastro tem por objetivo atender as solicitações que vão chegado, por exemplo, os alunos do SiSU”, esclarece Rafael.

O coordenador ainda ressalta que o candidato, mediante a tabela com os estudantes que necessitam de apoio, poderão se inscrever para um desses alunos com deficiência ou optar por se inscrever para o cadastro de reserva. 

O estudante selecionado vai auxiliar o aluno com deficiência ou necessidades educacionais tanto na sala de aula, como no desenvolvimento das atividades passadas pelos professores e na mobilidade dentro do campus. 

Atualmente, o valor da bolsa para aluno apoiador na UFPB é de R$ 500. Já a carga horária é de 20h semanais.  A carga horária poderá ser flexibilizada, conforme as necessidades pedagógicas, desde que devidamente comprovada a sua necessidade, acordada entre apoiador e apoiado e com autorização do CIA. 

Os candidatos a alunos apoiadores devem estar regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UFPB, onde está o estudante que será auxiliado, sendo preferencialmente do mesmo curso (atendendo às especificidades descritas no quadro referente à demanda de cada estudante assistido) ou da mesma área do curso do estudante assistido. 

A seleção será feita em três fases: Avaliação Socioeconômica, que será realizada entre 7 e 14 de junho, pelo Serviço Social da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE), com divulgação do resultado dia 23 de junho; Capacitação, que ocorre dia 23 de junho, das 13h30 às 17h30, de forma remota (com link a ser disponibilizado no site do CIA); e Prova Teórica, no dia 30 de junho, das 13h às 14h45, que será também de forma on-line (via Google Meet) , em que o candidato deverá acessar a sala da prova com 30 minutos de antecedência e apresentar documento com foto. Após a finalização da prova, o aluno deverá responder a um questionário obrigatório. O link para acesso à aplicação de Prova  Teórica será divulgado na página do Comitê com até 24h de antecedência. 

O resultado final será divulgado dia 6 de julho, no site do Comitê de Inclusão e Acessibilidade. 

A assinatura do Termo de Compromisso será enviado para o e-mail dos candidatos aprovados e classificados, de 07 a 16 de julho.  

Para mais informações, basta acessar o edital

 

Reportagem: Débora Freire