Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de Extensão do CCTA leva música de câmara e contação de histórias a hospitais da Paraíba

publicado: 25/02/2021 11h34, última modificação: 25/02/2021 11h48
Exibir carrossel de imagens Apresentação  no hospital Napoleão Laureano antes da pandemia (Arquivo/Projeto Oboé Care)

Apresentação no hospital Napoleão Laureano antes da pandemia (Arquivo/Projeto Oboé Care)

Intitulado ‘Oboé Care: música de câmara em hospitais da Paraíba’, o projeto, desenvolvido pelo Departamento de Música, é destinado a pacientes infantis.

Apresentações já foram realizadas, antes da pandemia de Covid-19, no Complexo Pediátrico Arlinda Marques, no Hospital Napoleão Laureano, no Hospital João Paulo II, Hospital Infantil Noaldo Leite (Patos) e na Maternidade Frei Damião. Agora, devido aos protocolos de saúde, que incluem distanciamento social, elas têm sido realizadas de maneira remota, no canal do Projeto no YouTube.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Ravi Shankar Viana, o objetivo é contribuir para o processo de cura dos pacientes ouvintes, cooperar com o trabalho de todos os profissionais atuantes na unidade de saúde participante e proporcionar aos nossos alunos uma nova perspectiva sobre o fazer musical. “O que queremos é que tantos as crianças internadas como os profissionais que cuidam desses pacientes consigam encontrar no projeto força, alegria e inspiração”, ressaltou o professor.

Ainda segundo o coordenador, qualquer unidade de saúde com interesse em participar do projeto basta entrar em contato, através do e-mail oboeufpb@gmail.com. A partir daí, são encaminhados cartazes para que sejam impressos e afixados nas salas de espera das instituições interessadas em oferecer acesso às apresentações do Oboé Care. Nos cartazes, os pais encontrarão as informações de como acessar os vídeos do projeto e o QR Code (espécie de código barras), que pode ser escaneado pela maior parte dos telefones celulares.

Nesta primeira fase de apresentações, estão disponíveis para acesso as histórias do ‘O Leão e o Grilo’, ‘A Galinha dos Ovos de Ouro’ e ‘O Leão e o Rato’, produzidos pelos alunos da Classe de Oboé da UFPB e convidados, em parceria com o Engenho Imaginário, Nara Santos e Ana Paula Soares.

O professor Ravi explica ainda que a música de câmara é um formato musical executado por um pequeno número de músicos, destinado a pequenos espaços.