Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professoras do CCTA lançam hoje (7), em live, e-Book com textos de 64 mulheres sobre isolamento social
conteúdo

Notícias

Professoras do CCTA lançam hoje (7), em live, e-Book com textos de 64 mulheres sobre isolamento social

Lançamento será às 20h, no canal do YouTube ‘Relatos da Pandemia’
publicado: 07/04/2021 11h41, última modificação: 04/05/2021 10h35

Um livro que relata experiências fortes vividas por mulheres jornalistas durante os primeiros meses da pandemia de Covid-19: este é o Isolamento Social – Relatos de Mulheres Jornalistas, obra que será lançada hoje (7), às 20h, no canal do YouTube ‘Relatos da Pandemia’. 

O e-Book tem como organizadoras quatro mulheres também jornalistas: Kiára Fialho, egressa do Mestrado em Jornalismo do CCTA; Sandra Moura, professora da Graduação e da Pós-Graduação do CCTA;  Sônia Lima, jornalista, radialista e ex-professora do CCTA; e Zezé Béchade, jornalista e mestra em Ciências Jurídicas/Direitos Humanos pela UFPB. Entre as 64 mulheres autoras, ainda estão as professoras do Centro de Comunicação, Turismo e Artes: Glória Rabay, que assina o prefácio da obra; Zulmira Nóbrega; Sandra Raquew e Joana Belarmino.

A perspectiva feminina sobre o desafio imposto pelo novo coronavírus à forma de viver, trabalhar e se relacionar é abordada trazendo relatos sobre  sentimentos como medo, angústia, insegurança, solidão, insônia e fragilidade vividos pelas escritoras. Os relatos foram escritos de maneira livre, em formas de crônicas e artigos jornalísticos, entre os meses de maio e agosto de 2020. 

De acordo com Sandra Moura, a ideia partiu de um grupo virtual criado em 2018, após um encontro entre as quatro organizadoras do projeto. “Tivemos a ideia de contar, num e-book, o nosso cotidiano a partir do que registrávamos por mensagens no aplicativo, sobre esses dias de assombro da pandemia. Começamos a discutir a produção e edição da obra, quando nos veio a ideia de ampliar os relatos para outras jornalistas que também vivenciavam o distanciamento social”, conta a professora. 

Ainda segundo Sandra, as jornalistas participantes foram selecionadas a partir dos critérios de ser mulher, jornalista e estar cumprindo o distanciamento social nos meses iniciais à decretação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) do estado de alerta da Covid-19, preferencialmente na Paraíba. “Temos autoras das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Conde, Cajazeiras, Patos e Sousa, além de três jornalistas que atuaram na Paraíba, mas que vivenciaram o confinamento fora do Brasil. 

Para Sandra Moura, o principal aspecto de Isolamento Social é o aspecto documental que a obra carrega sobre a experiência de viver em meio a uma doença que já é considerada a peste do século XXI.

 

Reportagem: Débora Freire