Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB realiza seu quarto concerto da temporada 2016

OSUFPB realiza seu quarto concerto da temporada 2016

por CCTA publicado: 10/05/2016 20h36, última modificação: 04/07/2016 13h37

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) faz seu quarto concerto da temporada 2016 nesta sexta-feira, 13/05/2016, às 20:00h, na Sala Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. Recomenda-se chegar meia hora antes do início do espetáculo para assistir uma breve palestra que será proferida por Marcílio Onofre, professor de piano do Departamento de Música da UFPB, sobre as obras contempladas na apresentação. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O concerto traz a obra do compositor e músico italiano do período barroco Antonio Lucio Vivaldi, autor da popularíssima “As Quatro Estações”, cujo conjunto da obra conta com mais de seiscentas peças, entre concertos, sonatas, motetos, oratórios, serenatas, cantatas e óperas, como solista terá a participação do professor do DEMUS Hermes Cuzzuol, além dos músicos efetivos da OSUFPB Rodrigo Eloy, Raquel Avellar Coutinho, Renata Simões e Marcelo Vasconcelos.

Esta é a quarta de uma série de vinte apresentações quinzenais programadas para este ano, contemplando clássicos da música universal e produções de professores e alunos do Departamento de Música e Educação Musical da UFPB.

A Orquestra Sinfônica da UFPB estreia em 06 de abril de 2013, sob a regência do maestro Gustavo Paco de Gea, seguinte pelo regente titular, Marcos Arakaki, por dois anos. Desde de seu surgimento inaugurou uma nova era na cena sinfônica do Estado da Paraíba, com finalidades acadêmicas estimulando a relação pedagógica entre professores e alunos, contribuindo assim para a formação de plateia e o escoamento dos projetos na área de música da UFPB, tanto no campo da performance da composição e musicologia. Atendendo os princípios educacionais, cumpre um papel diferenciado, trabalhando peças da tradição orquestral e aos fins de pesquisa, executando obras inéditas ou cunho experimental, sem interesses mercadológicos adequando-se aos propósitos básicos da universidade de criar, desenvolver e divulgar o conhecimento para a sociedade.

A orquestra é um equipamento cultural administrado pelo Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI), vinculados aos Departamentos de Música e Educação Musical do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), respectivamente coordenados pelos professores Ulisses Silva e Leonardo Meira. Atualmente conta com dezesseis músicos fixos e com a participação de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de eventuais colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

A Sala de Concertos Radegundis Feitosa, sede oficial dos concertos, é localizada na entrada do Campus em João Pessoa, possui trezentos lugares confortáveis, com climatização e isolamento acústico, é um espaço administrado pelo Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) vinculado ao Departamento de Música da UFPB sob a coordenação do professor do DEMUS, Leonardo Meira.

II Violino di Venezia
Antonio Vivaldi (1678-1741) “II Prete Rosso”
Marcílio Onofre - Apresentação

Concerto Alla Rustica para cordas e contínuo em Sol menor, RV 151