Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB realiza a sua segunda edição da série “Concertos didáticos

OSUFPB realiza a sua segunda edição da série “Concertos didáticos

publicado: 16/04/2019 12h31, última modificação: 16/04/2019 12h31

Guto Zafalan

OSUFPB realiza a sua segunda edição

da série “Concertos didáticos”

A OSUFPB realiza a segunda edição do projeto de extensão “Série de Concertos Didáticos”, que tem por objetivo a formação de plateia através de concertos para alunos da rede pública e privada do Estado, além de disseminar a música orquestral entre eles. Essa proposta será realizada na Sala Radegundis Feitosa, no campus I da UFPB, nos dias 16 e 17 de abril, no horário de oito às dez da manhã.

Com um repertório criado exclusivamente para esses momentos com os alunos, pelo viés de estratégias pedagógicas, os concertos foram produzidos e serão conduzidos pelo cantor e compositor Tom Drumond, que é também violoncelista da OSUFPB. A proposta é uma iniciativa da coordenação da Orquestra e discutida pela sua comissão artística.

Este é um projeto de extensão da UFPB, que abriu edital para inscrições destinadas a escolas públicas e privadas no município de João Pessoa. Nesta edição da série “Concertos Didáticos”, entretanto, foram inscritas apenas cinco escolas públicas, sendo duas da rede municipal e três da esfera estadual, num total de quatrocentos alunos que terão a oportunidade de interagir com os músicos e os instrumentos da OSUFPB, criando ou fortalecendo o vínculo desses jovens com o mundo sinfônico. As escolas municipais participantes são Aruanda e Olívio ribeiro Campos. Da rede estadual são as escolas Maria de Fátima Souza, Maria Bronzeado e Zumbi dos Palmares.

Com essa proposta, a OSUFPB mergulha ainda mais no seu papel pedagógico já exercitado em seus concertos ordinários em que procura contemplar obras eruditas e populares, além de promover sempre uma pequena palestra antes de suas apresentações para ambientar o público no universo das obras apresentadas. Na série “Concertos Didáticos” essa função de formação de plateia adensa-se em conceito e em resultados, pois promove o encontro da Orquestra com as escolas, algo imprescindível para a formação musical do cidadão brasileiro, que precisa ser implementa já desde os primeiros anos de sua vida, sobretudo nos ambientes escolares.

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Eis o link que mostra matéria da TVUFPB sobre a primeira edição da série “Concertos Didáticos” realizada no ano passado: https://youtu.be/xOMY5Jh7eqk