Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB realiza 14º concerto da temporada 2019

OSUFPB realiza 14º concerto da temporada 2019

por CCTA publicado: 25/09/2019 12h54, última modificação: 25/09/2019 12h54

A OSUFPB – Orquestra Sinfônica da UFPB realiza seu décimo quarto concerto da temporada 2019, executando obras de Mozart, Beethoven e do compositor brasileiro Marlos Nobre. O evento acontece nesta sexta-feira, 27 de setembro, às 20 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB.

Para atender à demanda sonora das obras, a OSUFPB contará com 16 músicos convidados, que se somarão aos 21 profissionais de cordas da Orquestra, resultando numa profusão de timbres, incluindo sopros e percussão, que bem representa as obras escolhidas, fruto da criação desses grandes compositores da música sinfônica universal.

Este concerto terá como solista o violinista Cármelo de los Santos, que executará solo no “Concerto para Violino Nº3 em Sol Maior”, do compositor austríaco  Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Na condução, o maestro Gustavo de Paco, que foi especialmente convidado para este concerto. O repertório conta ainda com a “Sinfonia Nº 8 em Fá Maior”, de L. W. Beethoven (1770-1827) e “Canticum para Cordas”, do compositor brasileiro Marlos Nobre (1939).

Apesar de ter início pontualmente às 20:00 horas, a direção da OSUFPB recomenda que o público procure chegar sempre meia hora antes do início do concerto, pois há sempre uma pequena palestra proferida por um representante da Orquestra, com o objetivo de trazer informações sobre as obras apresentadas. Desta vez a palestra será apresentada pelo maestro Marcos Arakaki.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Cármelo de los Santos (solista)

O violinista brasileiro Cármelo de los Santos desfruta de uma movimentada carreira como solista, camerista e pedagogo. Desde sua extensa experiência como concertista às recentes apresentações das integrais dos Caprichos de Paganini e as Sonatas e Partitas de Bach, seu virtuosismo e compromisso musical tem cativado o público internacionalmente.

Vem se apresentando como solista convidado de mais de 40 orquestras, incluindo a New World Symphony, Santa Fe Pro-Musica, as sinfônicas de Southern Mississippi, Santa Fe, e New Mexico, a Filarmônica de Montevidéu, Orquestra Musica d’Oltreoceano (Roma), além das principais sinfônicas brasileiras.

Foi vencedor de diversos concursos internacionais entre eles o primeiro prêmio no IV Concurso Internacional de Instrumentos de Corda “Júlio Cardona” (Portugal). Cármelo fez a sua estreia em Nova Iorque em 2002 como solista e regente no prestigioso Weill Recital Halldo  Carnegie Hall junto à Orquestra de Câmara ARCO. Cármelo é professor titular na Universidade do Novo México, Albuquerque, EUA, e toca num violino J. B. Vuillaume, 1828.

Gustavo Paco de Gea (regente)

Nascido em Buenos Aires, Argentina, Gustavo Paco graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. Após trabalhar como docente e flautista em orquestras argentinas como discípulo do Prof. Alfredo Iannelli, foi convidado pala Universidade Federal da Paraíba para ser docente no curso de Barachelado em Música, onde ministra aulas desde 1978.

Foi membro fundador do Quinteto Latino-americano de Sopros e é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba desde 1980 e da Orquestra Sinfônica do Recife desde 1985. Foi professor convidado no Centro de Criatividade Musical de Recife em 1996 e 1997. Assumiu nesse mesmo ano a preparação dos sopros da Orquestra Jovem e da Camerata da Paraíba.

Atua, desde 2001, como regente de orquestra, tendo sido criador, nesse mesmo ano, da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, na qual atuou como Diretor Artítico e Regente Titular até 2010 . A partir de 2006, regeu, como convidado, a Orquestra Sinfônica da Paraíba, a Orquestra Sinfônica do Recife, a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, a Orquestra Sinfônica Infantil da Paraíba e a Orquestra Sinfônica de Goiânia (GO). Em 2012, foi nomeado Maestro e Diretor Artístico da Orquestra Criança Cidadã (PE), chegando a participar do Festival “World Orchestra Kassel”, na Alemanha. Em 2014, foi convidado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, para ser Maestro Assistente da nova Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa.