Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB faz seu 18º concerto da temporada com obras de compositores do COMPOMUS
conteúdo

Notícias

OSUFPB faz seu 18º concerto da temporada com obras de compositores do COMPOMUS

por CCTA publicado: 06/11/2019 11h49, última modificação: 06/11/2019 11h59

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba – OSUFPB realiza o seu 18º concerto da temporada 2019 contemplando obras dos compositores ligados ao Laboratório de Composição Musical da UFPB – COMPOMUS. O evento acontece nesta sexta, 08 de novembro, às 20 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e aberta para o público de todas as idades.

Neste concerto serão executadas obras dos compositores Eli-Eri Moura, Wilson Guerreiro, Tom K, Arimateia de Melo, Marcílio Onofre, José Orlando Alves, Marcos Lucas e Jorge Ribbas. Todos esses compositores são ligados ao Laboratório de Composição Musical da UFPB – COMPOMUS. O concerto terá a participação dos solistas Marco Barcellos (flauta doce), Junielson Nascimento (oboé), Isaac Barbosa (fagote), Mônica Cury (harpa), Antônio Netto (trompa), Adriano e Vagner Gomes (percussão) e Luis Kleber Queiroz (voz, barítono). A regência fica sob a batuta de Marcílio Onofre, que também participa do concerto como compositor e músico, tocando sua obra composta para piano, flauta doce, guitarra e cordas.

Estes nove compositores, cujas obras representam um vasto espectro estético, mostram o resultado de pesquisas musicais realizadas no COMPOMUS, que é um laboratório que promove a criação de um coletivo de compositores a ele ligados, produzindo momentos musicais como este, que tem a OSUFPB como executora de suas obras, além de registros fonográficos, cursos e palestras que revelam a diversidade e a densidade musical desses artistas.

Unindo diferentes gerações de compositores, o COMPOMUS reúne diversos membros que atuam na área da música em nível nacional e internacional, a grande maioria pertencente aos departamentos da UFPB que são ligados à música, ou mesmo de compositores não pertencentes à instituição, mas que fazem parte do Laboratório pelas vias da extensão universitária. Este concerto apresenta o trabalho mais recente de alguns desses compositores e acontece graças à parceria com a OSUFPB.

O COMPOMUS

Idealizado pelo professor Eli-Eri Moura, em fevereiro de 2003, o Laboratório de Composição Musical da UFPB – COMPOMUS reúne compositores de diferentes gerações que atuam a nível nacional e internacional. É formado por professores, ex-professores, alunos e ex-alunos dos departamentos ligados à música na UFPB e da pós-graduação na área. Contempla também compositores não pertencentes à instituição, mas que fazem parte do Laboratório pelas vias da extensão universitária.

Além de estimular a pesquisa e fomentar o processo criativo de seus membros, o COMPOMUS também se presta à realização de concertos, palestras, cursos e registros fonográficos, divulgando e documentando a produção de diversos compositores que atuam no estado da Paraíba, alguns desde a década de oitenta. Este concerto apresenta o trabalho mais recente de alguns desses compositores e acontece graças a uma profícua parceria desse Laboratório com a OSUFPB.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.