Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB faz concerto com obras de jovens compositores da UFPB

OSUFPB faz concerto com obras de jovens compositores da UFPB

por CCTA publicado: 17/07/2019 10h34, última modificação: 17/07/2019 10h37

A Orquestra Sinfônica da UFPB realiza seu nono concerto da temporada 2019 expondo a produção recente de quatro jovens compositores, todos alunos e ex-alunos do Bacharelado em Composição Musical da UFPB. O evento acontece nesta sexta-feira, 19 de julho, às 20 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa. A entrada é gratuita e aberta para todas as idades.

A direção da OSUFPB recomenda que o público procure chegar meia hora antes do início do concerto, pois há sempre uma pequena palestra proferida por um representante da Orquestra, com o objetivo de trazer informações sobre as obras apresentadas, cumprindo assim o papel pedagógico da OSUFPB na formação de plateia.

Este concerto traz aos compositores a expressão e o desafio que um grande conjunto instrumental possibilita, assim como traz à população as sonoridades e narrativas criadas pelas mentes destes artistas. Serão contempladas obras dos jovens compositores Tom Drumond, Leoncio Fernandes, Vitor Çó e Felipe Lins, todos com sua história ligada ao curso de bacharelado em composição musical da Universidade Federal da Paraíba.

O curso de bacharelado em composição musical iniciou suas atividades em 2009, consolidando e organizando a produção desta área, que já se manifestava de diversas formas dentro da instituição há muitos anos. Grupos como o COMPOMUS e o Artesanato Furioso exploram, realizam pesquisa e promovem ações e concertos constantemente dentro e fora da UFPB. Essas atividades trazem as vivências e experimentos da criação musical sob a ótica de compositores locais, assim como de convidados de outras regiões e países.

Os compositores

- Tom Drumond é cantor, compositor e violoncelista. Desenvolve seu trabalho transitando entre o popular e o erudito. Iniciou seus estudos no conservatório Alberto Nepomuceno sob a tutela da professora Elvira Drummond, passando por vários instrumentos como flauta, piano e violão. Aos 14 anos iniciou seus estudos no violoncelo, ingressando anos depois no Bacharelado em Música da UFPB, cursando também especialização em música pela UFRN. Atualmente é violoncelista da OSUFPB e Bacharel em Composição pela UFPB.

- Vitor Çó (Vitor Mendes de Oliveira) é natural de Belo Horizonte (MG) e possui graduação em Composição Musical (UFPB). Dentre vários aspectos de sua poética, o compositor visa dar protagonismo a elementos que são normalmente invisibilizados/inutilizados/descartados ou considerados vulgares e banais, e também reciclando ideias e materiais composicionais. Atualmente participa do coletivo Artesanato Furioso e é aluno ingressante no Mestrado em Música na área de Composição da UFPB.

- Leoncio Fernandes é graduado em Música Instrumento/Canto pela Universidade Federal da Paraíba e já participou como corista em obras como Requiem para um Trombone – composição de Eli-Eri Moura – e O Divino Calvário, Paixão em Cena – direção musical e regência também de Eli-Eri Moura. Participou como solista e realizou duos no Concerto de Música dos Séculos XVII e XVIII, Ao Baile, Ao Canto – direção do Prof. Dr. Ibaney Chasin e da Profa. Dra Heloísa Muller. Atualmente é professor do curso de Musicalização na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN) e cursa a graduação em Música – Composição, também pela UFPB.

- Felipe Lins é natural de João Pessoa (PB). Possui graduação pela UFPB em Música Popular e em Composição Musical. Suas obras mais recentes exploram o limite fronteiriço do que se entende tradicionalmente como obras musicais/artísticas, e estão frequentemente relacionadas a questões como interatividade, tecnologia e cultura digital. Atualmente participa dos coletivos/grupos artísticos Artesanato Furioso, Glue trip, whypatterns e O Homem que Virou Suco.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.