Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB apresenta nesta sexta o segundo concerto da temporada 2019

OSUFPB apresenta nesta sexta o segundo concerto da temporada 2019

No programa, obras de Mozart, Vivaldi e Mendelssohn.
por CCTA publicado: 26/03/2019 10h34, última modificação: 26/03/2019 10h34

Depois do estrondoso sucesso do concerto de abertura da temporada de 2019, com a participação da rabequeira pernambucana Aglaia Costa, a OSUFPB dá sequencia a seu trabalho, apresentando um concerto com obras dos compositores Vivaldi, Mozart e Mendelssohn. O evento acontece nesta sexta-feira, 29 de março, às 20 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I da UFPB. A entrada é franca.

A coordenação do LAMUSI, que administra a Sala Radegundis Feitosa, esclarece que os eventos que lá ocorrem se iniciam pontualmente, entretanto recomenda que o público crie o hábito de chegar meia hora antes do concerto, pois além de garantir um bom lugar na plateia, poderá assistir a uma pequena palestra proferida por um convidado para falar sobre as obras apresentadas. Neste concerto, o convidado é Ibaney Chasin, professor de música de câmara do Departamento de Música da UFPB. Esclarece também que, por motivo de segurança, a presença do público está submetida rigorosamente à capacidade de lotação da Sala, que é de 300 pessoas.

No repertório, a Sinfonia Al Santo Sepolcro, de Antonio Vivaldi; o Concerto para Violino nº 4 em Re Maior, de W. A. Mozart, e a Sinfonia nº 12 Para Cordas em Sol Menor, do compositor alemão Felix Mendelssohn. Além de um repertório primoroso, com obras desses compositores consagrados da história da música universal, este segundo concerto da temporada 2019 conta com o violinista Rodrigo Eloy como solista e terá a regência do maestro Gustavo Paco de Gea, ambos ligados à UFPB.

O Solista

Rodrigo Eloy iniciou seus estudos de violino em 1994, aos três anos de idade, com o professor Ademar Rocha. Em 2004 entrou no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba, onde mais adiante cursou o bacharelado em música com habilitação nesse instrumento, concluindo em 2012. Na mesma instituição, sempre sob a orientação do professor Hermes C. Alvarenga, também conquistou o título de mestrado. Como camerista, Rodrigo já realizou diversos concertos no Brasil e no exterior. Atualmente é doutorando em violino e spalla da OSUFPB – Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, além de ser membro do Quarteto Eli-Eri e do Quinteto Uirapuru.

O Regente

Nascido em Buenos Aires, Argentina, o maestro Gustavo Paco de Gea é professor da Universidade Federal da Paraíba no curso Superior de Barachelado em Música, onde ministra aulas desde 1978. Foi membro fundador do Quinteto Latino-americano de Sopros, no qual fez apresentações como grupo camerístico em todo o país, bem como no exterior. Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, tem se apresentado nos mais importantes festivais do Brasil, sendo membro fundador e primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba desde 1980. Dedica especial atenção à divulgação da música do nordeste brasileiro nos países da América do Sul.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.