Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes do Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal do CCTA gravam canções após intercâmbio artístico com Universidade da Suécia

publicado: 18/05/2022 10h02, última modificação: 18/05/2022 10h02

Nos dias 11, 12 e 13 de abril deste ano, foi realizado o I online songwriting and music production camp – Sweden/Brazil,  organizado na UFPB pelo Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU/CCTA/UFPB), sob coordenação do professor do Departamento de Música, Anderson Mariano.

O evento teve a parceria dos professores Jan Sparby e Tim Johnsson, da Universidade de Örebro, na Suécia, com a qual o LGEMU possui colaboração de intercâmbio artístico, por meio do Programa Linnaeus-Palme.

O Encontro teve como principal objetivo possibilitar, de maneira interativa, para estudantes suecos e brasileiros, a vivência de um processo de produção musical completo.

Os estudantes de músicas das duas universidades puderam aprender desde a composição de uma canção até a finalização e publicização dela em uma plataforma de streaming, passando pelos processos de gravação, edição, mixagem e masterização, viabilizando uma fusão destas duas culturas através da música.

Segundo o Anderson Mariano, para a preparação dos estudantes ocorreram encontros com os professores, cerca de três meses antes do evento, com a finalidade de dar instruções a respeito dos softwares que seriam utilizados, para a prática da língua inglesa (que foi a língua adotada durante todo o período de preparação e execução do evento), bem como para orientações a respeito de todas as etapas do processo de produção musical que foram vivenciadas no Encontro.

Nesta primeira edição do evento, participaram cinco estudantes brasileiros e cinco estudantes suecos. Os estudantes da UFPB, Manu Lima, Ernani Sá, David Wadson e Caio Bruno, que atualmente cursam Licenciatura em Música, e o estudante Yuri Farias, do Bacharelado em Música, foram os selecionados.

O resultado da atividade, além de aprofundar a interação entre as universidades parceiras através de uma prática completa de produção musical que gerou um resultado prático e uma vivência bem sintonizada com a atualidade da vida de um músico, foi a gravação de canções, compostas pelos próprios estudantes, promovendo assim uma valiosa interação cultural entre as musicalidades brasileiras e suecas.

Aa canções podem ser acessada gratuitamente no link abaixo:

https://soundcloud.com/user-672114610/sets/international-songwriting-camp/s-EgC5vf5NdHA?utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing .

Redação: Débora Freire c/ LGEMU/CCTA/UFPB