Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > "Do Sagrado ao Profano"
conteúdo

Notícias

"Do Sagrado ao Profano"

Próxima exposição da Galeria de Arte Lavandeira (CCTA-UFPB) será nesta quarta-feira, 25/05/2016.
por CCTA publicado: 24/05/2016 17h19, última modificação: 04/07/2016 14h21

A abertura da exposição será nesta quarta-feira, 25/05/2016, na Galeria Lavandeira CCTA-UFPB, Bloco B às 19h. A exposição estará aberta no período de 25/05/2014 a 13/06/2016 e os horários de visitação serão das 08h às 12h e das 13h às 22h, de segunda a sexta-feira.

"Do sagrado ao profano - ou  do  medo da quebra à quebra do medo – descreve um percurso. Menino, o artista observava, curioso, o vizinho que construía imagens de argila. E elas não se quebravam. Imitando-o, as mãos infantis não conseguiam o mesmo resultado. Da observação, veio o respeito e o zelo que o conduziram à profissão de restaurador e à crescente admiração pela construção das imagens sacras.

Daí a indignação ao ver a imagem de Iemanjá, decapitada na praia do Cabo Branco: Por que as pessoas vandalizam o sagrado? Por se tratar de um sagrado alheio?

Os santos dos outros podem ser profanados?

Então veio a revolta: e a vontade de quebrar todos os santos.E a descoberta da hipocrisia dos santinhos de pau oco: Não faz isto moço, não acaba tua carreira de artista.

Quebro, sim, diz o artista. Gesto simbólico, semelhante ao da poetisa que rasgava o verbo porque não podia rasgar o sujeito.

Quebro o meu trabalho, não profano o sagrado alheio. Quebro como atitude, no meu trabalho quebro meu medo, como também restauro e resgato o que os outros quebram.

Porque quebrar e restaurar são só dois lados de um mesmo processo.

Deste aparente paradoxo parece nutrir-se o trabalho de  Neto Quirino, do qual temos três instalações aqui propostas.

Curadora: Sônia Marques