Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Concerto didático da OSUFPB contempla cerca de duzentas crianças

Concerto didático da OSUFPB contempla cerca de duzentas crianças

Evento acontece em parceria com escolas públicas e privadas
publicado: 18/04/2022 08h06, última modificação: 18/04/2022 11h04
Exibir carrossel de imagens ALUNOS DA ESCOLA DR. JOÃO GONÇALVES

ALUNOS DA ESCOLA DR. JOÃO GONÇALVES

A Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB) realizou mais um concerto no cumprimento de sua proposta de envolver alunos de escolas públicas e privadas para formação de plateia entre jovens de oito a doze anos. Desta vez, o evento aconteceu em duas etapas, nos dias 12 e 13 de abril, proporcionando também a ida da OSUFPB para uma das escolas envolvidas.

A proposta, que é uma das mais importantes da Orquestra, vem sendo aplicada desde 2018 para alunos do ensino fundamental, com prioridade para escolas públicas. Agora, na volta das atividades presenciais, a OSUFPB  não abriu mão de dar sequência à sua missão pedagógica, realizando o concerto, que desta vez não teve tempo hábil para cumprir a logística necessária para envolver escolas públicas. Foram contempladas as escolas privadas Maple Bear e Geo/AZ, ambas de João Pessoa. Entretanto, houve uma preciosa representação da Escola Estadual Dr. João Gonçalves, do município de Pitimbu (Litoral Su da Paraíba), com a presença de dois professores e cinco alunos que administram um “Clube de Música” que criaram na escola.

Assim, no dia 12 de abril, a Orquestra realizou o concerto in loco na escola Maple Bear, no bairro do Bessa. A mesma escola voltou no dia seguinte para a realização do concerto na Sala Radegundis Feitosa, no Campus I, da UFPB, agregando ainda os alunos das outras duas escolas. Ao todo, aproximadamente duzentos alunos e alunas, com idades de oito a doze anos, foram alvo de uma proposta pedagógica interativa coordenada pelo violoncelista da OSUFPB, Tom Drummond.

A série de concertos didáticos da OSUFPB é realizada como projeto de extensão do CCTA e se soma às dezenas de concertos que são apresentados na Sala Radegundis Feitosa, sempre às sextas-feiras, com entrada gratuita para o público . Além de apresentar amplo e abrangente repertório, esse importante equipamento cultural da UFPB cumpre a missão de oportunizar música de concerto para os amantes desse gênero musical, enfatizando, sobretudo, o aspecto didático para a formação de plateia para todas as idades.

Reportagem: Adeildo Vieira (LAMUSI)