Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Tópicos Especiais (Conteúdos Curriculares Flexíveis)

Tópicos Especiais (Conteúdos Curriculares Flexíveis)

por CCRI publicado 23/05/2017 12h10, última modificação 22/03/2019 11h44

TÓPICOS ESPECIAIS – Aproveitamento (Dispensa)

Documentos necessários:

Informações importantes:

• O aluno deverá submeter o processo por intermédio da Coordenação do curso de Relações Internacionais.
  • O período para solicitação de Aproveitamento das Atividades Acadêmicas será o mesmo definido para o Aproveitamento de Estudos - Consulte o Calendário Acadêmico.
  • A disciplina de Tópicos Especiais 1 (60h) e Tópicos Especiais 2 (60h) não é ofertada. (Portaria PRG/G/Nº.25/2011)
  • O aluno a partir do 7º Período ou que já possua carga horária superior a 120 horas em atividades acadêmicas deve solicitar o seu aproveitamento para efeito de integralização das atividades complementares flexíveis (Tópicos Especiais).
  • É indispensável à leitura da Resolução CGRI/CCSA nº. 002/2014 – Atividades Flexíveis – Tópicos Especiais.
  • O aluno deverá informar a qual item corresponde cada documento comprobatório.
  • Para cada certificado será considerada a Carga Horária Individual – CHI informada em cada item do Anexo III da Resolução das Atividades Complementares Flexíveis.
      •   Ex1: O aluno possui 2(dois) certificados de participação em cursos/minicurso, na área, com carga-horária de 02 horas cada um.
          • Os certificados correspondem ao item 3.12 do Anexo III -> A CHI considerada será de 20h (10h para cada certificado)
      • Ex2: O aluno possui 1(um) certificado de participação em cursos on-line, na área com carga horária de 120 horas.
          •  O certificado corresponde ao item 3.23 do Anexo III – > A CHI considerada será de 35h.