Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OPTATIVA DE LIVRE ESCOLHA

OPTATIVA DE LIVRE ESCOLHA

Para os alunos que desejam cursar disciplina optativa de livre escolha

publicado: 25/06/2018 10h37, última modificação: 25/06/2018 10h37

Informamos que no semestre 2018.1 a professora Luciana Aliaga, ministrará para o curso de Ciências Sociais a disciplina 1401299 - Democracia no Brasil Contemporâneo (DBC) no horário 3M2345.

O componente curricular DBC não pertence ao elenco de optativas do curso de Relações Internacionais – RI, mas o aluno de RI poderá cursá-la como optativa de livre escolha.

Uma vez aprovado na disciplina, é permitido ao aluno solicitar o aproveitamento da disciplina na condição de optativa para integralização do currículo do curso, conforme a Resolução nº.16/2015 (http://www.ccsa.ufpb.br/ccri/contents/paginas/aproveitamento-de-estudo-optativa-de-livre-escola )

Breve resumo do conteúdo que será abordado:

Esta disciplina tem como objetivo a análise da política contemporânea no Brasil – em especial dos processos democráticos como participação popular, representação política e governos populares, extensão e alcance de direitos políticos e sociais – a luz das relações entre as classes sociais na fase atual do capitalismo financeiro. Neste sentido, busca-se compreender as possibilidades e limites da participação popular no Brasil a partir da análise das relações de forças nacionais e internacionais, o que exige o estudo da relação entre democracia restrita e dependência externa, financeirização e as novas formas de imperialismo, bem como a relação entre democracia, classes sociais e corrupção no Brasil contemporâneo.