Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ENADE 2018
conteúdo

Notícias

ENADE 2018

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

publicado: 27/07/2018 12h55, última modificação: 27/07/2018 12h55

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

O Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do artigo 5º da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, sendo a regularidade do estudante perante o Exame condição necessária para a conclusão do curso de graduação.

O Enade, no ano de 2018, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação:

I - áreas relativas ao grau de bacharel:

Administração; Direito;
Administração Pública; Psicologia;
Ciências Contábeis; RELAÇÕES INTERNACIONAIS;
Ciências Econômicas Secretário Executivo;
Comunicação Social - Jornalismo Serviço Social
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda Teologia; e
Design Tursimo

 A realização do Enade abrangerá a aplicação dos seguintes instrumentos:

1- Prova - 25 de novembro de 2018 (obrigatório)

2 - Questionário do Estudante (obrigatório)

3 - Questionário de Percepção de Prova

4 - Questionário do Coordenador de Curso

 A prova do Enade 2018, com duração total de 4 (quatro) horas, será composta por itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e de Componente Específico.

É de responsabilidade das IES e dos estudantes habilitados acompanhar a divulgação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao Enade 2018, que forem publicados no Diário Oficial da União e/ou informados no Portal do Inep. (http://portal.inep.gov.br/enade)

O Sistema Enade estará disponível no endereço: http://enade.inep.gov.br

ESTUDANTES HABILITADOS:

Estudantes Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano da edição do Enade, que estejam devidamente matriculados e que tenham de 0% (zero por cento) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições.

Estudantes Concluintes: aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018.

Os estudantes ingressantes habilitados, devidamente inscritos pela IES, ficarão dispensados da participação no Enade 2018, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep ao final do período de inscrições, previsto no item 1.2 do Edital.

Os estudantes concluintes habilitados, devidamente inscritos pela IES, ficam convocados para participação no Enade 2018, tendo sua regularidade atribuída conforme o disposto no item 6.2 do Edital.

DA REGULARIDADE DO ESTUDANTE

Os estudantes habilitados terão sua situação de regularidade perante o Enade divulgada pelo Inep, no Sistema Enade, em relatório específico, a partir de 02/01/2019.

Os estudantes que não cumprirem as obrigações previstas para a obtenção de regularidade, nos termos do Edital, ficarão em situação irregular perante o Enade.

A existência de irregularidade perante o Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório.

ARQUIVOS IMPORTANTES:


REUNIÕES:

Em breve a Coordenadora do Curso, prof. Aline Contti , marcará uma reunião com todos os estudantes habilitados para explicar os detalhes do Exame.