Notícias
Defesas de TCC do Curso de Letras-Português – 2023.1
publicado:
16/10/2023 09h01,
última modificação:
18/10/2023 11h24
Abaixo, a escala de defesas dos TCCs de Letras 2023.1. As orientações sobre os procedimentos relacionados à documentação serão enviadas via SIGAA.
Observem que os títulos dos trabalhos revelam uma grande diversidade de interesses. Vale a pena assistir ao maior número de defesas possível!
Estudante | Orientador | Título | Data | Horário | Local |
Ângela Maria Borges Ribeiro Galdino | Alyere Silva Farias | Poesia em sala de aula: um desafio para o professor, uma experiência para o aluno | 27/10/2023 | 16h30 | CCHLA Multimídia C |
Carina Targino Gomes | Ana Cláudia Félix Gualberto | O silenciamento feminino como mecanismo de violência do patriarcado em “Telhado quebra com gente morando dentro”, de Jarid Arraes | 27/10/2023 | 15h00 | CCHLA Ambiente 37 |
Eliane de Matos Nascimento | Expedito Ferraz Júnior | A Representação da Personagem Feminina: Uma analise comparativa dos contos " Amor", " Uma galinha" e " A quinta história" de Clarice Lispector | 26/10/2023 | 20h00 | CCHLA 412 |
Ester da Silva Albuquerque | Henrique Miguel de Lima Silva | O PIBID no contexto da pandemia: dilemas e desafios no ensino de Língua Portuguesa | 27/10/2023 | 15h00 | CCHLA Ambiente 41 |
Geice Kelly Vicente de Sousa | Mônica Mano Trindade Ferraz | Análise Linguística X conhecimento gramatical: desvendando as provas de concurso público | 25/10/2023 | 16h00 | CCHLA Ambiente 34 |
Guilherme Ewerton Alves de Assis | Hermano de França Rodrigues | Dos arroubos do colo materno à cumplicidade pusilânime do pai: a família e o seu enclausuramento individual n'A fuga, de Lygia Fagundes Telles | 24/10/2023 | 14h00 | CCHLA Auditório 412 |
Israela Rana Araújo Lacerda | Luciana Eleonora de Freitas Calado Deplagne | A escrita do fim do mundo: uma literatura decolonial de mulheres sertanejas na Paraíba | 20/10/2023 | 16h30 | CCHLA Sala 407 |
Joeloisa Esther de Lucena Ferreira | Alyere Silva Farias | Quem Conta Um Conto: Criação de baralho e aplicação de gamificação como metodologia ativa para ensino do gênero conto. | 27/10/2023 | 15h30 | CCHLA Multimídia C |
Josuel Belarmino de Oliveira | Rinah de Araujo Souto | Interdisciplinaridade no ensino de leitura literária via mapeamento estético: um exemplo com canções de Taylor Swift | 27/10/2023 | 14h00 | CCHLA Multimídia C |
Kamila Pedrosa Soares | Daniela Maria Segabinazi | Da criança ao jovem: caminhos da representação juvenil nos elementos narrativos da Literatura Juvenil brasileira contemporânea, um enfoque no PNLD literário 2020 | 01/11/2023 | 10h00 | CCHLA - Sala de Reuniões |
Larissa Matias Cariri | Franciane Conceição da Silva | Ser, estar, metamorfosear: (re)construção da identidade negra feminina em contos de Geni Guimarães e Cristiane Sobral | 25/10/2023 | 8h00 | A confirmar |
Luana Luiza da Silva Santos | Carolina Coelho Aragon | Anotação de corpus em Akuntsú (Tupí, Tuparí) e o modelo de Dependências Universais: aspectos descritivos e etno-históricos | 26/10/2023 | 15h00 | CCHLA Bloco I - Sala 415 |
Lucas Gomes Pereira | José Wellisten Abreu de Souza | Panorama histórico do Programa Linguístico-cultural para Estudantes Internacionais (PLEI): desafios enfrentados pelo projeto linguístico em busca de institucionalização e visibilidade acadêmica na Universidade Federal da Paraíba | 26/10/2023 | 16h00 | CCHLA 504 |
Marcella Mendes Custódio de Lima | Daniela Maria Segabinazi | Um Jovem Protagonista: Uma análise da construção poética, cultural e educacional do Poetry Slam como prática literária | 01/11/2023 | 8h00 | CCHLA - Sala de Reuniões |
Maria Vitória da Paixão Rodrigues | Fabiana Carneiro da Silva | “Rejeitar a rendição é a nossa condição”: a representação de mulheres negras em As lendas de Dandara | 25/10/2023 | 10h00 | A confirmar |
Maria Vitória da Paixão Rodrigues | Fabiana Carneiro da Silva | “Rejeitar a rendição é a nossa condição”: a representação de mulheres negras em As lendas de Dandara | 25/10/2023 | 10h00 | A confirmar |
Márcia Rodrigues de Souza | Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante | O reflexo da oralidade no livro didático de Língua Portuguesa anos finais sob a perspectiva do guia do PNLD | 27/10/2023 | 10h00 | CCHLA NEALIM |
Samara Hellenn Juvito da Costa | Jan Edson Rodrigues Leite | Categorização linguístico-cognitiva nas afasias: uma revisão sistemática | 25/10/2023 | 14h00 | CCHLA Ambiente 36 (LACON) |
Sarah Guedes Oliveira | Edjane Gomes de Assis | No acontecimento de sua volta: nuances de discurso nazista na era do governo Bolsonaro | 27/10/2023 | 9h00 | A confirmar |
Simone Viegas Figueiredo | Margarete von Mühlen Poll | A imposição do uso da língua portuguesa no período pombalino e na Era Vargas | 27/10/2013 | 14h00 | CCHLA 407 |
Tainá Santos de Farias | Daniela Maria Segabinazi | Literatura Juvenil na escola: um estudo da recepção literária nos anos finais a partir do conto “Agulhas e bolinhas”, de Vitor Martins | 01/11/2023 | 19h00 | CCHLA 504 |
Vitória da Silva Figueirêdo | Henrique Miguel de Lima Silva | Neurociência e Educação: estratégias para o ensino da leitura e da escrita na Educação Básica | 27/10/2023 | 16h00 | CCHLA Ambiente 41 |
Yandra Maria Rodrigues Montenegro | Franciane Conceição da Silva | As máscaras das personagens femininas no romance “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis | 26/10/2023 | 14h30 | A confirmar (CCHLA 407) |