Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB suspende calendários acadêmicos do período letivo de 2020.1

UFPB suspende calendários acadêmicos do período letivo de 2020.1

Aulas presenciais teriam início nesta quinta (23), nos campi I e IV, e no dia 14 de maio, nos campi II e III
publicado: 21/04/2020 21h00, última modificação: 21/04/2020 21h11

UFPBcalendarioO Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiu suspender os calendários acadêmicos do período letivo de 2020.1, para cursos presenciais de graduação dos quatro campi da instituição, em reunião extraordinária na manhã desta segunda-feira (20).

De acordo com os calendários cancelados, as atividades presenciais teriam início nesta quinta-feira (23), para os campi I (João Pessoa) e IV (Rio Tinto e Mamanguape), e em 14 de maio, para os campi II (Areia) e III (Bananeiras).

A suspensão das atividades presenciais também valem para os cursos de pós-graduação. As pesquisas e  orientações continuam sendo desenvolvidas remotamente. A situação dos cursos do Ensino a Distância (EAD) será discutida no próximo mês. A UFPB tem 36.792 estudantes em todos os níveis de ensino.

Essas medidas valem por tempo indeterminado e enquanto perdurar, na Paraíba, a situação de emergência em saúde pública decorrente da epidemia de Covid-19. De acordo com a reitora Margareth Diniz, nova reunião ocorrerá em 5 de maio, quando serão apresentadas e discutidas propostas de funcionamento do período letivo de 2020.1 por meio de atividades não presenciais. Se aprovadas, as atividades remotas começarão em 11 de maio.

“Os calendários precisavam ser suspensos porque estavam vigentes. No próximo dia 5 de maio, vai acontecer outra reunião extraordinária para decidir o funcionando da graduação na UFPB, no modelo não presencial. Serão propostas, discutidas e deliberadas várias ações para docentes e estudantes até quando houver um momento seguro para retorno presencial. Vai dar certo”, tranquiliza a gestora.

A reunião do Consepe foi realizada através de videoconferência. Até o próximo encontro, as pró-reitorias de graduação, pós-graduação, de pesquisa e de extensão deverão acolher sugestões da comunidade universitária para as atividades acadêmicas não presenciais no período letivo de 2020.1, durante o isolamento social. Novos calendários serão elaborados pelo Consepe, assim que for considerado seguro o retorno do funcionamento presencial.