Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB assina acordo de cooperação com universidade chinesa de Liaoning

UFPB assina acordo de cooperação com universidade chinesa de Liaoning

Acordo consolida parceria entre cursos de Direito de ambas Universidades
publicado: 11/04/2022 09h33, última modificação: 11/04/2022 09h33

UFPB assina acordo de cooperação com universidade chinesa de Liaoning

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assinou, na manhã desta quinta-feira (7), um acordo de cooperação com a Universidade de Liaoning (LNU), na China. O encontro contou com a participação de representantes de ambas as instituições e aconteceu por chamada de vídeo.

Estavam presentes o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, o Reitor da LNU, Prof. Yishan Pan, a Diretora de Relações Internacionais da LNU, Profa. Shuang Ma, a cônsul geral da China em Recife, Yan Yuqing, e o Presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), Prof. Sandro Marden, entre outros participantes.

O convênio estabelece as bases gerais para cooperação em áreas consideradas de interesse mútuo entre as Universidades, com destaque para pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB e pela Faculdade de Direito da LNU.

De acordo com o documento, a parceria permitirá, entre diferentes ações, o desenvolvimento conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão e o intercâmbio de professores, pesquisadores, funcionários administrativos e estudantes.

O Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, afirmou que o convênio amplia oportunidades de colaboração dentro de uma parceria que é consolidada entre os cursos de Direito da UFPB e da LNU. O Reitor destacou a abertura da UFPB no que se refere à transferência de conhecimento, tecnologia e inovação, e ressaltou, ainda, que os cursos de Direito da UFPB, no mês de março deste ano, receberam o selo de qualidade OAB Recomenda, a mais alta honraria para esse curso.

“A UFPB possui acordos de cooperação com instituições de ensino superior de vários países, com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas. Nesse sentido, temos grande satisfação em estabelecer esse acordo com a prestigiada Universidade de Liaoning. Temos interesse em expandir nossas relações com a China, sobretudo, em razão de sua importância e influência no cenário internacional”, comentou o Prof. Valdiney.

O Reitor da Universidade de Liaoning, Prof. Yishan Pan, agradeceu às partes envolvidas que possibilitaram o diálogo entre as instituições, o que resultou na assinatura do convênio. Ele afirmou que, com o acordo, serão geradas novas possibilidades acadêmicas para pesquisadores e estudantes chineses e brasileiros.

Também participaram da cerimônia o Prof. Yan Hai, Diretor do Centro de Governança Nacional e Direito da LNU, Profa. Gao Ning, da Faculdade de Direito da LNU, Prof. Huo Chunhui, Reitor da Faculdade de Negócios Ásia-Austrália da LNU, Profa. Qiu Chang, Reitora associada da Faculdade de Estudos Estrangeiros da LNU, e a Profa. Li Xiaoli, da Faculdade de Informação da LNU.

O evento ainda contou com a participação de Francisco Yuxiong, intérprete, Profa. Ana Paula Basso, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ), Prof. Fernando Maia, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), e a Profa. Mariana Traldi, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Para o Prof. Fernando Maia, do Departamento de Ciências Jurídicas da UFPB, a parceria com a Universidade de Liaoning representa um salto qualitativo no Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) e deve abrir diversas possibilidades de pesquisa em todas as áreas do direito.

“Vamos abrir um vínculo com outra cultura e civilização. A China é um dos principais membros do Brics, líder em tecnologias disruptivas, além de ser um dos principais parceiros comerciais do Brasil”, disse.

Inicialmente, o convênio vai se concentrar na relação entre direito econômico e energias renováveis, envolvendo grupos de pesquisa coordenados pelo Prof. Fernando Maia, pela Profa. Ana Paula Basso e pelo Prof. Talden Farias, que são vinculados ao CCJ.

“É um tema atual, que toca em tópicos de sustentabilidade, meio ambiente, posse e propriedade da terra, questões tributárias e administrativas. Existe uma clara repercussão no desenvolvimento da Paraíba, que é um dos principais eixos de expansão das energias eólica e solar no Brasil e enfrenta problemas jurídicos em todos os campos”, pontuou o professor.