Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Competição de julgamento simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos de WASHINGTON COLLEGE OF LAW

PELO QUARTO ANO CONSECUTIVO,A UFPB AVANÇA ÀS SEMIFINAIS DA COMPETIÇÃO DE JULGAMENTO SIMULADO DO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS DA WASHINGTON COLLEGE OF LAW
publicado: 23/08/2016 10h13, última modificação: 05/10/2016 11h30

Desde que iniciou sua participação na competição de julgamento simulado da Washington Collegeof Law, em 2012, a equipe CCJ/UFPB vem conquistando vitórias no Estado americano. Em 2013, a Universidade conquistou o prêmio de Melhor Memorial Escrito em Português; já em 2014, procedeu às finais e conquistou o segundo lugar geral do mundo. Em 2016, pela quarta vez consecutiva, a equipe CCJ/UFPB avança às semifinais, consolidando seu nome nesse tipo de competição de direitos humanos e despontando como uma das universidades brasileiras mais fortes na história do evento, ao lado da USP, PUC-Rio, UFMG e UFPA.Em 2016, a Competição de Washington comemora seu vigésimo primeiro aniversário.

A equipe CCJ/UFPB é formada pelas estudantes de graduação do Centro de Ciências Jurídicas, oradoras no evento, YlanaZálife e Adriana Gabinio, e pelo treinador e advogado, Jefferson Alves Teodósio. As estudantes simulam o julgamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos na qualidade de Procuradoras do Estado, tendo sido enaltecidas pelos juízes das rodadas orais em virtude do conhecimento aprofundado sobre as temáticas tratadas e pela capacidade persuasiva na apresentação.

O projeto da MootCourt tem como grande apoiador, ao longo desses 5 anos de exitosas participações, o Centro de Ciências Jurídicas da UFPB que, constantemente, inscreve estudantes para participarem da Competição, colocando o nome da Universidade e do Centro em evidencia na seara dos direitos humanos e no meio acadêmico internacional.

A Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos foi criada como uma forma de instruir advogados no uso do Sistema Legal Interamericano de Direitos Humanos como um meio legítimo para a reparação de violações aos direitos humanos. A Competição requer que os estudantes discutam os méritos de um caso hipotético, baseado em um tema atualmente debatido dentro do Sistema Legal Interamericano de Direitos Humanos. Neste ano, o caso debate questões relacionadas ao meio ambiente, as implicações dos atos de empresas no sistema internacional de direitos humanos, comunidades tradicionais, dentre outros temas. As rodadas orais são realizadas em meados de maio, em Washington, D.C., nas instalações da Washington Collegeof Law – American University. Todos os competidores devem ser estudantes de Direito ou seu equivalente internacional. Geralmente a simulação atrai mais de cem equipes das mais diversas nacionalidades do mundo.