Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > “Os Sons do Totalitarismo” é tema do III Seminário Direito & Música do PPGCJ/UFPB

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (PPGCJ/UFPB), com apoio do Laboratório Internacional de Investigação em Transjuridicidade – LABIRINT, realiza nesta sexta-feira (26) o III Seminário Direito & Música – Os Sons do Totalitarismo.
publicado: 27/08/2016 10h04, última modificação: 27/08/2016 10h08

O evento teve sua abertura nesta manhã, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas – campus I/UFPB, e contou com as presenças dos Profs. Drs. Norbert Rouland, da Université Paul Cézanne (Aix-en-Provence, França), George Sarmento, da UFAL, Felipe Avellar de Aquino, Alessandra Franca, ambos da UFPB.

O Vice-Reitor da Universidade Federal da Paraíba e professor do CCJ/UFPB, Eduardo Rabenhorst, deu início aos trabalhos falando da satisfação de um evento como esse para engrandecimento do Centro de Ciências Jurídicas e sua pós-graduação, como também da UFPB e agradeceu o empenho da professora Alessandra na organização.

Rabenhorst também falou da alegria em receber o professor Norbert Rouland, e George Sarmento e por estar acompanhando o palestrante francês e seu empenho em prospectar parceria entre a universidade francesa, a UFAL e a UFPB, buscando apoio da CAPES para que alunos e professores possam circular entre as instituições e trocar conhecimentos.

Após a saudação inicial, Eduardo Rabenhorst passou a palavra para o professor Avellar, que deu a primeira palestra da manhã sobre o tema “A música em prol da liberdade e paz” e iniciou sua apresentação tocando a obra do violoncelista espanhol Gaspar Cassadó.

Encerrada a fala do professor Avellar, foi passada para a segunda palestra da manhã proferida pelo Prof. Dr. Norbert Rouland.

A partir das 14:30, a 3a. edição do Seminário Direito & Música do LABIRINT trará pela primeira vez no CCJ/UFPB, um "Science Slam" jurídico, coordenado pelos Profs. Drs. Marcilio Franca, Giuliana Dias Vieira e Gustavo Rabay.

Um "science slam" é uma apresentação na qual pesquisadores apresentam uma parte ou um resumo de suas pesquisas para uma audiência não necessariamente especializada no assunto. O foco é despertar o interesse pela pesquisa em um público diverso, de uma forma descontraída. O 1o. Science Slam jurídico do CCJ/UFPB apresentará diversas pesquisas transjurídicas conduzidas por alunos, professores e pesquisadores do LABIRINT atualmente.

A programação do Colóquio Direito & Música também consta um concerto de gala da Orquestra Sinfônica da UFPB, sob a regência do maestro Guilherme Bernstein, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com direito a uma apresentação introdutória do Prof. Dr. Ibaney Chasin.