Você está aqui: Página Inicial > Editores > Notícias > EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO E A CRIATIVIDADE DOCENTE
conteúdo

Notícias

EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO E A CRIATIVIDADE DOCENTE

publicado: 11/06/2020 09h59, última modificação: 11/06/2020 09h59

 

A fim de contribuir com o exercício da tecnodocência em tempos de pandemia, as docentes do Departamento de Educação, do CCHSA/UFPB, Rita Cristiana Barbosa e Vivian Galdino de Andrade organizaram um guia para professoras e professores da educação básica e do ensino superior com inúmeras sugestões de atividades com uso de diversos recursos tecnológicos.

As atividades vão desde adaptações de antigas técnicas de ensino, com a aula expositiva, por exemplo, que em tempo de isolamento social deve ser realizada por meio de webconferência, a práticas de produção de conteúdo, como: mural virtual, webfólio, escrita coletiva, carta visual, livro digital e stop motion. Além dessas, outras atividades inspiradas nas metodologias ativas prometem maior engajamento do alunado, como as que usam recursos da gamificação: jogos eletrônicos, júri simulado, webgincana, jogos digitais diversos.

Os ambientes virtuais de aprendizagem também ocupam seu lugar de importância em tempos de pandemia, alguns bastante recheados com opções de tarefas como estudos dirigidos, fóruns e suportes para postagem de videoaulas, imagens, textos e links para materiais externos.

As redes sociais digitais igualmente podem contribuir em atividades ativas de análises críticas de postagens, imagens, charges, memes, cartuns e vídeos, alterando os hábitos de consumo de informações apenas com o ‘curtir’ e o ‘compartilhar’. Além disso, são interessantes espaços de publicação de produções.

Tudo isso e muito mais pode ser encontrado no guia do componente curricular: Educação e Novas Tecnologias. Material produzido para conduzir as atividades acadêmicas durante o calendário suplementar, disponível em: https://online.pubhtml5.com/vced/fqmp/