Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Setores > Laboratórios > Laboratório de Nutrição Animal e Análise Avançada de Alimentos

Laboratório de Nutrição Animal e Análise Avançada de Alimentos

por marcelosoares publicado 01/04/2016 12h31, última modificação 21/02/2024 15h32

Logo UFPB.jpg

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS

COLÉGIO AGRÍCOLA “VIDAL DE NEGREIROS”

CAMPUS III, BANANEIRAS-PB

Figura logo.png

LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO ANIMAL E ANÁLISES AVANÇADAS DE ALIMENTOS (LANA)

fig 1.png

Fig. 1. Imagens da área interna do LANA
Fonte: Arquivos do LANA – UFPB - CCHSA - CAVN (2022)

1 APRESENTAÇÃO

O Laboratório de Nutrição e Análises Avançadas de Alimentos (LANA), criado em 2009, é localizado no Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros” (CAVN), escola técnica vinculada ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus Universitário III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Departamento de Ciência Animal (DCA) em Bananeiras – PB. Atua nas linhas de estudo/ação de controle de qualidade de matérias primas agro alimentares e avaliação de processos de obtenção de produtos agro alimentares; Além de atender quanto à formação de ensino, pesquisa e extensão desta instituição.

fig 2.png
Fig. 2. Localização via satélite do LANA (Latitude: 6º 75’ 19,61” S; Longitude: 35º 64’ 95,63” W).
Fonte: Google Earth, 2022.

O LANA conta com uma infraestrutura que atende às demandas de análises químicas e biológicas visando a determinação da composição dos alimentos utilizados na nutrição animal, bem como de amostras de fezes, urina, leite e carne. Para isso, possui uma área física de aproximadamente125 m² que compreende duas salas maiores onde estão dispostos a maioria dos equipamentos, uma sala de balanças, uma sala de reagentes e a sala onde fica o equipamento de energia, que no momento também serve como escritório.

2 OBJETIVOS DO LANA

Os objetivos do LANA dividem-se em geral e específicos, sendo:

2.1 GERAL

• Atender aos requisitos de Ensino, Pesquisa e Extensão prescritos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros” (CAVN).

2.2 ESPECÍFICOS

•  Realizar análises químicas e biológicas em alimentos utilizados na nutrição animal, bem como em amostras de fezes, urina, leite e carne dos mesmos;
  • Disponibilizar apoio técnico para aulas teóricas e práticas;
  • Desenvolver estágios técnicos e curriculares;
  • Auxiliar nas atividades de pesquisas e extensão;
  • Recepcionar instituições parceiras e visitantes;
  • Atender o público externo (produtores, estudantes, pesquisadores etc).

3 METAS

As metas referentes ao LANA tratam-se de:  Disponibilizar o conhecimento técnico e científico aos discentes do CAVN – CCHSA – UFPB;  Buscar manter o padrão de qualidade do laboratório, através de novos conhecimentos e aperfeiçoamento de técnicas, permitindo assim, que haja melhoria na qualidade dos processos analíticos e, consequentemente, dos resultados;  Manter os equipamentos em funcionamento, permitindo que o laboratório funcione plenamente com suas atividades.

4 RESULTADOS ESPERADOS

Atender o regimento interno dos laboratórios condizentes pela Resolução CCHSA COC nº. 01/2017, que aprovou o regimento dos Laboratórios do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, Campus III da Universidade Federal da Paraíba e as diretrizes e as demandas de Ensino, Pesquisa e Extensão prescritas pelas Resoluções nº. 02/1996, nº. 09/1997 e nº. 76/1997, respectivamente.

5 LINHAS DE ATUAÇÃO

O LANA oferece as seguintes análises:

• Determinação dos teores de matéria seca (MS)
  • Matéria mineral (MM)
  • Minerais (Ca, K, Na)
  • Proteína bruta (PB)
  • Acidez Titulável
  • pH
  • Extrato Etéreo (EE)
  • Fibra bruta (FB)
  • Fibra em detergente neutro (FDN)
  • Fibra em detergente ácido (FDA)
  • Estimativa do valor energético em amostras de alimentos para animais
  • Granulométrica de rações  Solicitações para liofilização de amostras

6 DISCIPLINAS E CURSOS DO CAVN – CCHSA – UFPB QUE UTILIZAM O LANA PARA O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO:
1. Nutrição Animal (Lic. em Ciências Agrárias);
2. Introdução à Zootecnial (Lic. em Ciências Agrárias);
3. Rações (Lic. em Ciências Agrárias);
4. Derivados de produtos cárneos (Bacharelado em Agroindústria);
5. Bromatologia (Técnico em Nutrição e Dietética);
6. Tecnologia de Pescado (Bacharelado em Agroindústria);
7. Tecnologia de Leite e Derivados (Bacharelado em Agroindústria);
8. Segurança do Trabalho (Técnico em Nutrição e Dietética).

7 VISITAS TÉCNICAS

No LANA recebemos visitas técnicas de alunos, docentes, técnicos e pesquisadores de outras instituições.

8 AULAS PRÁTICAS, ESTÁGIOS, CURSOS DE EXTENSÃO, MINICURSOS E EXPOSIÇÕES TECNOLÓGICA

São realizados aulas práticas, estágios supervisionados, cursos de extensão, minicursos e exposições tecnológicas (EXPOTEC), contemplando a formação técnica dos cursos técnicos do CAVN e de graduação do CCHSA, além dos editais de extensão da UFPB e eventos científicos.

fig 3.png

Fig. 3. Aulas práticas realizadas no LANA.
Fonte: Arquivos do LANA – UFPB – CCHSA – CAVN (2022).
fig 4.png
Fig. 4. Estágio supervisionado realizado no LANA.
Fonte: Arquivos do LANA – UFPB – CCHSA – CAVN (2022).

9 GESTÃO LABORATORIAL E FUNCIONAL

SANDRA ELISABETH SANTIAGO BELTRÃO SANTA CRUZ
 Coordenadora do LANA – Técnica de Laboratório
E-mail: sescruz@hotmail.com