Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu
conteúdo

Menu

por GWEB publicado 31/01/2017 13h57, última modificação 13/05/2019 12h40

A coordenação

por CCGEM publicado 12/11/2018 17h36, última modificação 12/11/2018 18h02

Coordenador: Profº. Drº Rafael Evaristo Caluête;

Vice-Coordenador Profº. Drº José Antônio Riul.

Corpo Técnico-Administrativo:

Jardel Oliveira Araújo;

Magnólia de Fátima Cardoso Almeida;

Sára de Paiva Pedrosa.

Funcionamento:

Segunda à Sexta-feira das 07h às 19h.

Contato:

(83) 3216-7373 (telefone);

ccgem@ct.ufpb.br (email).

Sobre o curso

por mateus publicado 09/11/2018 16h31, última modificação 09/11/2018 17h37

Sobre o Curso de Engenharia Mecânica

            O Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UFPB teve início no ano de 1966, na então Escola de Engenharia. Seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação foi concedido pelo decreto No 72.451, de 11/07/73.  Destina-se a formação do Engenheiro Mecânico de acordo com a Lei nº 5194/66 que regula a profissão de Engenheiro. O tempo mínimo de duração dos cursos de Engenharia é regulamentado pela na Resolução nº 48/76, e os conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos é regulamentado pela Resolução CNE/CES 11.

Objetivos Gerais

            O Curso tem como objetivo geral à formação de profissionais na área de Engenharia Mecânica, capazes de desempenhar atividades referentes à execução, supervisão e consultoria de projetos, ensino, pesquisa, operação e manutenção de sistemas mecânicos, máquinas em geral, instalações eletromecânicas, veículos automotores e de sistemas de transmissão e conversão de energia, sistemas de refrigeração e ar condicionado, seleção de materiais e processos de fabricação. Pode ainda prever custos e meios de produção e outros serviços afins, conforme Res. 218 do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura, e Agronomia). O momento atual é de aproximação com a informática e eletrônica.

            Ao final do curso o engenheiro terá uma formação generalizada, atuando em qualquer área da Engenharia Mecânica, com capacidade de solucionar problemas utilizando metodologia científica e condições de desempenhar atividades profissionais isoladamente ou em equipe, com conhecimento de causa-efeito.

Grau Conferido, Habilitação, Linhas de Formação e Integralização

            A Universidade Federal da Paraíba confere o grau de Engenheiro Mecânica, obedecendo ao regime de créditos, com abrangência nas áreas básicas: Termofluidos, Materiais e Processos de Fabricação e Mecatrônica.

           Materiais e Processos de Fabricação abrange os materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos, nos seus aspectos de caracterização, fenomenologia e aplicações, assim como a análise, criação e desenvolvimento de novos materiais. Ao lado do estudo dos materiais como tal é essencial o entendimento dos fundamentos dos processos de produção e fabricação, pilares da competitividade industrial. Os materiais são os meios com os quais projetos de engenharia se realizam; por isto, essa área possui aplicação todos os ramos da Engenharia. Nela, o estudante adquire conhecimentos sobre matérias-primas, processamento, propriedades, estrutura e aplicações de materiais e processamento, propriedades e desempenho em serviço.

         Automação e Sistemas são também conhecidos como Mecatrônica. A Mecatrônica é um ramo recente da Engenharia, que procura incorporar aos sistemas mecânicos os avanços proporcionados pela microeletrônica e pelo computador. Apesar de estarem causando uma revolução tecnológica em todas as áreas da Engenharia, é quando essas tecnologias são associadas à Engenharia Mecânica que se observa um impacto maior nos sistemas produtivos e no cotidiano das pessoas. Os exemplos vão desde a injeção eletrônica de combustível em automóveis até a integração por computador de várias máquinas automatizadas em uma fábrica.

          Termofluidos tem como objetivo habilitar o profissional em Engenharia Mecânica para desenvolver e/ou otimizar projetos de sistemas termofluidos e seus componentes assim como atuar na análise e solução, pesquisa, projeto, instrumentação, manutenção, controle e ensino dos temas vinculados aos fenômenos de Transporte, às Ciências Térmicas e Energéticas.

Fluxograma

por CCGEM publicado 12/11/2018 16h27, última modificação 12/11/2018 17h37

Sistema SIGAA

por danielrocha publicado 22/02/2019 14h58, última modificação 21/06/2019 11h41