Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projetos de Extensão do Departamento de Química (DQ) Aprovados no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) 2024 - 2025 | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 02/08/2024 09h07, última modificação: 02/08/2024 17h25

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Assessoria de Extensão do CCEN, divulga a relação dos projetos de extensão do Departamento de Química (DQ) aprovados no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) 2024 - 2025.

probex2024dq.png

Resumo
1. Cicla-Óleo: O Óleo Residual de Fritura como Temática de Educação Ambiental (Coordenação: Jailton de Souza Ferrari) - Este projeto traz uma proposta de intervenção pautada na necessidade de conscientização social sobre os efeitos danosos e os impactos de natureza econômica, ecológica e ambiental do descarte inadequado do óleo de fritura. O projeto traz à tona através do desenvolvimento de oficinas, mostras, seminários, postagens em redes sociais e na divulgação de panfletos e cartilhas uma oportunidade de explicitar e discutir a Educação Ambiental, a Economia Circular e a Sustentabilidade no contexto da temática de reuso e reciclagem do óleo residual de fritura em comunidades vulneráveis, ONG´s, associação de moradores, em eventos ambientais e/ou técnico-científicos de interesse e, especialmente, em escolas públicas. Ademais, a proposta se presta, em boa medida, também como um veículo de popularização de ciências tendo em vista que se propõe a exemplificar e discutir maneiras de promover o reuso e/ou a reciclagem do óleo residual de fritura como, por exemplo, nas preparações de sabões, tintas, pastas de limpeza, detergentes e velas ecológicas. Outro aspecto que ainda realça a proposta aqui apresentada é a capacidade de difusão social das informações transmitidas pelo projeto aos atores sociais partícipes de suas ações. Permitindo acesso e discussão de informações relevantes de natureza educacional, científica, política e ambiental. O cronograma de intervenção extensionista desta proposta inclui as seguintes ações: (i) Capacitação técnica-científica dos discentes de graduação participantes do projeto nas questões relacionadas aos processos e procedimentos de reuso do óleo; (ii) Desenvolvimento de oficinas, mostras e seminários sobre o reuso e/ou a reciclagem do óleo no preparo artesanal de produtos ecológicos; (iii) Produção de conteúdos digitais, panfletos e cartilhas relacionados à temática; e (iv) Apresentação de oficinas, mostras, seminários e minicursos em escolas, projetos, ONG´s e associações de bairro de comunidades vulneráveis.
2. Mares sem Plástico: Ações Educacionais para Conservação de Ambientes Marinhos e Costeiros (Ano VI) (Coordenação: Cláudia de Oliveira Cunha) - Os oceanos têm servido de local para diversos tipos de resíduos, entre esses, destacam-se os plásticos, que representam aproximadamente 80% desse material. Há uma tendência para que a maioria dos bens de consumo contenham, ou seja, compostos por plástico. O grande agravante dos detritos plásticos são os microplásticos, derivados da quebra por intemperismo natural de macro e mesoplásticos, transformando-se em uma parte integral dos ecossistemas marinhos. Organizações mundiais estão dando cada vez mais atenção aos microplásticos, pois trata-se de um resíduo que não só ameaça a fauna marinha, mas todo o planeta, pois os oceanos são fontes de riqueza e alimento para a população mundial, além de serem reguladores climáticos do nosso planeta. Segundo os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, o projeto Mares sem Plástico se enquadra no número 14 (ODS-14) que prevê a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. O objetivo deste trabalho é envolver a comunidade externa da UFPB em ações educacionais mostrando o impacto da poluição plástica em ambientes marinhos e costeiros. Neste sentido, em uma perspectiva de interação dialógica, a proposta do trabalho baseia-se em desenvolver produtos compartilhados entre a universidade e a sociedade. A modalidade escolhida de atuação será presencial, compreendendo de ações que respeitam os protocolos de segurança amplamente recomendados. Além de novas estratégias para o Mares sem Plástico, o projeto visa dar continuidade às ações desenvolvidas desde 2019, tais como: contribuição na aprovação de políticas públicas; participação em eventos e encontros; oferecimento de oficinas e cursos; exibição de documentário; palestras e mesa-redonda; atuação em datas comemorativas e em ações internacionais; campanhas; cooperação com projetos sociais; limpeza e conscientização ambiental nas praias de João Pessoa e na região metropolitana; parcerias com outros projetos; intervenções artísticas e atuação em lanchonetes da UFPB abordando o impacto do plástico descartável no meio ambiente. O Mares sem Plástico articula atividades de ensino com os alunos de graduação da UFPB, pesquisa com o grupo do Laboratório de Estudos em Química Ambiental (LEQA) e com outros projetos de extensão de acordo com as ações desenvolvidas, contribuindo assim com a formação cidadã do estudante envolvido. A equipe executora será estruturada de forma a obter-se um grupo que trabalhe de forma interdisciplinar, a partir de suas especificidades de conhecimento afim de atender toda a demanda de ações do projeto e de agregar valores pessoais e profissionais na formação dos discentes.
Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251