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Projetos de Extensão do Departamento de Geociências (DG) Aprovados no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) 2024 - 2025 | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 02/08/2024 08h59, última modificação: 02/08/2024 17h14

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Assessoria de Extensão do CCEN, divulga a relação dos projetos de extensão do Departamento de Geociências (DG) aprovados no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) 2024 - 2025.

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Resumo
1. Profissão Geógrafo: Formação universitária e a sua Atuação Profissional na Sociedade (Coordenação: Henrique Elias Pessoa Gutierres) - O desconhecimento da profissão de Geógrafo por parte dos profissionais de outras áreas e da sociedade em geral, somado ao fato de parte dos discentes do ensino médio e do curso de Geografia não conhecerem as áreas de atuação no mercado de trabalho, justificam a apresentação deste projeto. Para isso, propõe-se contribuir com a formação dos futuros profissionais e na divulgação da profissão. O objetivo é divulgar a profissão de Geógrafo e o curso de bacharelado em Geografia da UFPB para os diversos atores e setores da sociedade paraibana. Serão realizadas reuniões da equipe do projeto, que terão o objetivo de levantar e discutir o material bibliográfico com a finalidade de realizar o embasamento teórico-metodológico; levantar os contatos das escolas, órgãos públicos e empresas que serão visitadas pela equipe do projeto para o agendamento das atividades; elaboração dos instrumentos de coleta; e o planejamento e a estruturação do curso “Conhecendo a profissão de Geógrafo”, palestras, oficinas, visitas monitoradas e do “Observatório do Mercado de Trabalho do Geógrafo”. Os resultados a serem obtidos visam proporcionar maior conhecimento sobre a profissão de Geógrafo para aqueles que participarem das atividades propostas e contribuir para que os estudantes do ensino médio conheçam o curso de Geografia e as possibilidades de atuação do geógrafo, o que favorecerá a atração de futuros graduandos para o curso.
2. Meio Ambiente na Caatinga: Conhecimento Científico e Difusão de Saberes (Coordenação: Bartolomeu Israel de Souza) - A Caatinga é a Floresta Seca mais importante do mundo, embora uma das menos conhecidas e ameaçadas ambientalmente. Dessa forma, a divulgação do conhecimento científico do que tem sido realizado nessa região é crucial para a convivência sustentável da população. Esse projeto tem o objetivo de gerar vídeos e outros materiais visuais a serem expostos na Redes Sociais como forma de popularizar o conhecimento sobre questões ambientais que vem sendo investigadas na região dos Cariris Velhos/PB. Esperamos que a geração desses produtos venha contribuir para o conhecimento científico e a formação cidadã, em linguagem acessível a um público extra-acadêmico.
3. Ocupar é Habitar: A Moradia Cartografia Social no Centro Histórico de João Pessoa-PB (Coordenação: Doralice Satyro Maia) - O Centro Histórico de João Pessoa caracteriza-se, atualmente, como um espaço marcado por contradições: ao passo que apresenta alto déficit habitacional, moradias precárias e ocupações que revelam a necessidade de habitação e o interesse em viver no centro da cidade, possui um relevante estoque de edifícios sem uso, desocupados. Diante desse quadro, esta proposta tem como principal objetivo contribuir com a formação e capacitação dos moradores e lideranças de movimentos sociais com atuação na referida área sobre o direito à cidade e à moradia, ao habitar no centro. Desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos Urbanos (GeUrb) em parceria com o Fórum de Reforma Urbana (FERURB), o Observatório das Metrópoles, a Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias e o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), e integrando conhecimentos de duas áreas principais do conhecimento, Geografia e Arquitetura e Urbanismo, o projeto insere-se na Área Temática de Extensão "Direitos Humanos e Justiça" e nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, atende a: “Cidades e Comunidades Sustentáveis”; “Igualdade de Gênero” e “Redução das Desigualdades”. O Centro Histórico foi escolhido pela importância patrimonial e por estar inserido no Centro Tradicional da cidade, onde há uma dinâmica urbana latente, mas também um número significativo de edificações sem ocupação. Do ponto de vista metodológico, o projeto situa-se na convergência interdisciplinar ou transdisciplinar, mais especificamente na proposta teórica e metodológica denominada de Cartografia Social. A metodologia da ação envolverá: i) identificação, articulação e mobilização social de ativistas sociais e da sociedade civil organizada; ii) Conhecimento, aproximação e registro dos integrantes que habitam ocupações no Centro da Cidade; iv) Acompanhamento do processo de conquista da moradia pelos moradores da Ocupação João Pedro Teixeira; iii) Consulta ao IPHAEP sobre situação do patrimônio na área em questão; iv) Encontros para diálogos participativos, rodas de conversa e formação de grupos focais com as mulheres das ocupações do Centro Histórico; v) Exposição de filmes e de vídeos relacionados ao tema deste projeto com posterior debate com auxílio de material para exposição; vi) Produção coletiva de Cartografias Sociais com mulheres moradoras de ocupações no Centro Histórico de João Pessoa sobre o direito à cidade; vii) Seminário para a avaliação do projeto com a participação de avaliadores externos indicados pelos integrantes em encontros anteriores. Como resultado, serão produzidos: i) materiais informativos como mapas e material ilustrativo referente à legislação urbana e ao direito à cidade; ii) artigos científicos sobre a ação e os dados e informações nela levantados; e iii) vídeo com os registros audiovisuais realizados ao longo da execução do projeto para ampla divulgação nas redes sociais. Com isso, espera-se fortalecer as ações sociais, os movimentos sociais, e em especial as mulheres, visando dirimir as desigualdades sociais, assegurar o direito à moradia e à cidade e contribuir para a justiça social.
4. Projeto Geo Escola: Geologia para Sala de Aula (Coordenação: Christiane Maria da Silva) - O Projeto Geo Escola nasceu a partir das atividades dos projetos de extensão universitária desenvolvidos desde 2010, em resposta aos editais PRAC/PROBEX/UFPB. A partir de 2022 ampliamos o projeto e o foco principal da proposta foi trabalhar a extensão através do compartilhamento de dados geológicos e material didático com a educação básica do estado da Paraíba, além de permitir que os alunos tenham uma experiência presencial em laboratórios, museus e outros ambientes de ensino, pesquisa e extensão universitária com oferta de temas geológicos. Em 2024, realizamos mais de 30 visitas guiadas que estão acontecendo no Museu de Paleontologia da UFPB, reaberto em maio de 2024, por ocasião da Circular Cultural realizada pela PRAC UFPB, como parte das ações da Semana Nacional de Museus. Acreditamos que o ensino de geologia não deve se restringir a aulas tradicionais, expositivas, somente com o uso do quadro e livro didático. A ideia do Projeto Geo Escola é ofertar atividades práticas que são fundamentais para complementar o conteúdo teórico ministrado em ambiente escolar, além de possuir um caráter lúdico que favorece a participação, o interesse e o entusiasmo do público em especial os estudantes do ensino básico. O projeto privilegiará, no ensino fundamental, professores das disciplinas Ciências e Geografia; no ensino médio podem ser incluídas outras, como as disciplinas de Biologia, Física, Química ou Geografia. Além disso, atenderá aos alunos dos cursos de graduação em Geografia da UFPB, e de outras instituições de ensino superior do estado, e alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental, para os quais são ofertadas regularmente a disciplina Fundamentos de Geologia pelo Departamento de Geociências. A nossa expectativa é a de que esse projeto continue incentivando os professores e alunos a utilizar nosso acervo geológico didático e pedagógico em ambiente escolar e fora dele. Esperamos também proporcionar aos estudantes de graduação e pós-graduação uma experiência enriquecedora em sua formação acadêmica. 
5. O Ensino de Geografia da Paraíba e a Contribuição na Formação de Professores Através da Extensão Universitária no LOGEPA/UFPB (Coordenação: Joel Silva dos Santos) - O projeto de extensão intitulado O ensino de Geografia da Paraíba e a contribuição na formação de professores através da extensão universitária no LOGEPA/UFPB é direcionado à área temática da Educação em interface com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. O presente projeto de extensão, pretende de forma geral ofertar ao público externo (Alunos e professores das escolas públicas e privadas) e interno (Alunos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba) oficinas, palestras e cursos de capacitação à respeito da Geografia do Estado da Paraíba e suas questões sociambientais. O atendimento ao público em geral para o desenvolvimento das diversas atividades propostas, ocorrerá no âmbito do Laboratório Oficina de Geografia da Paraíba (LOGEPA/CCEN/DGEOC/UFPB) que há 27 anos vem contribuindo de forma ininterrupta com o ensino, a pesquisa e principalmente com o Programa de Extensão Universitária da UFPB. Nessa nova fase do projeto de extensão, além das atividades proposta no âmbito do Laboratório, serão proporcionadas também atividades que envolvem a formação continuada de professores de geografia da rede pública municipal de ensino no contexto do curso de formação continuada desses docentes. Nesse sentido, o projeto visa contribuir com a construção e divulgação dos conhecimentos produzidos na universidade, a partir de ações, que possibilitem promover o intercâmbio entre docentes e discentes de escolas públicas e privadas com os docentes e discentes de graduação, pós-graduação e diversos outros programas da UFPB (PIBIC; PROBEX; Monitoria; PIBID, Estágio à docência, Residência Pedagógica). As atividades e fases de execução do projeto ocorrerão de forma presencial no âmbito do LOGEPA/UFPB em parceria com outros laboratórios do Departamento de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza/UFPB. O projeto conta com a colaboração especial da Casa da Ciência e do Laboratório de Paleontologia do Departamento de Geociências e do Programa Institucional Residência Pedagógica do curso de licenciatura em Geografia da UFPB. A Casa da Ciência fica localizada no Departamento de Sistemática e Ecologia do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB. Já o Laboratório de Paleontologia é o mais novo espaço recém-inaugurado no CCEN para a divulgação e ensino das Geociências. Para o desenvolvimento do projeto, inicialmente será realizada a capacitação dos membros internos, especialmente os alunos bolsistas e voluntários, bem como, os demais colaboradores no que diz respeito ao planejamento das atividades e conteúdos a serem desenvolvidos no projeto através de palestras e oficinas. A capacitação será realizada pelos professores convidados do Departamento de Geociências da UFPB e estudantes de Pós-Graduação através de oficinas, palestras e mini-cursos a respeito dos mais diversos temas geográficos e ambientais do nosso estado abordados em diversas áreas do conhecimento: Geociências; Urbanização; Questão Agrária; Economia; Educação; Ensino de Geografia; Formação de Professores; Climatologia Geográfica; Geoturismo; Cartografia Temática dentre outros. Na segunda fase do projeto, ocorrerão as visitas supervisionadas pela equipe do LOGEPA, agendadas no Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba, visando o atendimento às escolas públicas e privadas, bem como, os alunos e professores dos diversos cursos da UFPB que queiram conhecer um pouco mais e se aprofundar nos diversos temas relacionados ao ensino de Geografia da Paraíba e às questões socioambientais do nosso estado. Simultaneamente também ocorrerão palestras e defesas de monografias, dissertações e teses no âmbito do LOGEPA visando divulgar para o público em geral os resultados das diversas pesquisas acadêmicas que ocorrem na UFPB tendo como tema aspectos da Geografia da Paraíba e os problemas socioambientais do estado. Nesse sentido, as ferramentas digitais darão o aporte necessário para a divulgação e promoção das atividades visando atingir a sociedade em geral. Na terceira fase do projeto, o LOGEPA se propõe a ofertar de forma direcionada oficinas pedagógicas e palestras aos professores de geografia em formação continuada pela Rede Municipal de Ensino de João Pessoa/PB. A ideia é possibilitar o intercâmbio e diálogo entre a UFPB e os professores da rede pública de ensino do município no intuito da formação continuada em Programas de Pós-Graduação na própria instituição. A última fase do projeto consiste na possibilidade de produção e divulgação de material bibliográfico, didático e científico (artigos, capítulos de livros, relatórios técnicos) que servirão de base para outras pesquisas acadêmicas e consulta para o público alvo em geral. Dessa forma, a proposta apresentada é imprescindível à formação inicial e continuada de professores de geografia e para a compreensão da complexidade do espaço geográfico paraibano e suas questões socioambientais. O projeto contribui diretamente com o Programa de Extensão da UFPB e colabora com a formação docente dos alunos do curso de Geografia em consonância com a capacitação dos discentes e público externo e interno atendidos pelo projeto.
6. Compreensão da Diversidade Fluvial para a Convivência e Conservação dos Rios Paraibanos (Coordenação: Jonas Otaviano Praça de Souza) - O projeto “Compreensão da Diversidade Fluvial para a Convivência e Conservação dos Rios Paraibanos” busca promover a interação entre a universidade e as comunidades rurais e ribeirinhas do rio Mamanguape. As condições hidroclimatológicas da região, caracterizadas por irregularidade pluviométrica e escassez hídrica, destacam a significativa função ambiental, social, cultural e econômica dos rios em áreas complexas. No entanto, ações antrópicas em sistemas fluviais urbanos e rurais têm intensificado os impactos socioambientais, sublinhando a necessidade de intervenções que modifiquem essa situação a médio e longo prazo. O projeto enfatiza a conscientização sobre a importância da preservação, recuperação e uso sustentável dos ambientes fluviais, dados os impactos diretos dos usos inadequados no bem-estar social das populações, especialmente nas comunidades ribeirinhas. A relevância do projeto advém de três fatores principais: o papel da academia na formação de valores e atitudes, a importância da realidade local na construção do conhecimento e a necessidade de fortalecer os vínculos entre universidade, escola e comunidade local. O objetivo central é promover a compreensão da diversidade fluvial na bacia do Rio Mamanguape, envolvendo a comunidade acadêmica, escolar e local, para construir conhecimentos científicos, conscientizar sobre questões socioambientais e preservar os ambientes fluviais semiáridos. As atividades incluem levantamento e análise bibliográfica, produção de material cartográfico, oficinas de formação, produção de maquetes, oficinas nas comunidades ribeirinhas, atividades de campo e orientação na produção de material concreto. Os resultados esperados são a melhoria da formação dos extensionistas, o aprimoramento do ensino-aprendizagem, a imersão dos alunos na construção do conhecimento e a ampliação do alcance da academia nas comunidades locais, visando estabelecer vínculos e solucionar problemáticas socioambientais.
Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
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