Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projetos de Extensão do Departamento de Estatística (DE) Aprovados no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) 2024 - 2025 | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 02/08/2024 14h23, última modificação: 02/08/2024 17h37

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Assessoria de Extensão do CCEN, divulga a relação dos projetos de extensão do Departamento de Estatística (DE) aprovados no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) 2024 - 2025.

probex2024de.png

Resumo
1. Estatística Aplicada em Software Livre (Coordenação: Ana Herminia Andrade e Silva) - Modelos estatísticos são comumente utilizados em diversas áreas e o profissional que detém o conhecimento da aplicação de técnicas estatísticas facilmente se destaca em sua área de atuação. Pensando nisso, o Departamento de Estatística idealizou um projeto para ajudar alunos de graduação, pós-graduação ou usuários de técnicas de análise estatística em geral, a aprimorar seus conhecimentos de estatística aplicada em ‘softwares’ livres e aumentar a qualidade de suas análises de dados com a aplicação correta e consciente de técnicas estatísticas. Para isso utilizaremos ferramentas do ensino como mini-cursos, workshops, imersões práticas, monitoria, produção de diversos materiais didáticos e aplicando-as por meio da extensão, além de contribuir na formação ou complementação profissional, espera-se impactar significativamente a qualidade de análises de dados tanto para a produção científica quanto para o mercado de trabalho, bem como promover um conhecimento sólido à toda comunidade que dele necessitar.
2. Brincando e Aprendendo com Estatística (Coordenação: Maria Lidia Coco Terra) - A Estatística está presente no dia a dia de todos e no ensino médio não podia ser diferente. Conteúdos de Estatística e Probabilidade já são obrigatórios nos ensinos médio e fundamental. Porém, os alunos ainda têm dificuldade de assimilar o conteúdo de estatística e probabilidade. Uma maneira de contornar este problema é a utilização de jogos que auxiliam no aprendizados dos conteúdos, além de aumentar a criatividade e a socialização. Pensando nisso, propomos criação de jogos e conteúdos em redes sociais que vão ajudar no ensino da Estatística e da Probabilidade no Ensino Médio em João Pessoa, além de estudar a eficácias destes jogos no ensinamento dos conteúdos.
3. O Papel da Estatística na Sociedade: Ações de Conscientização e Divulgação (Coordenação: Everlane Suane de Araújo da Silva) - Uma pesquisa da Robert Half, empresa de consultoria de recursos humanos e recrutamento, analisou as profissões e as habilidades mais demandadas no mercado para 2020 no Brasil, bem como seus respectivos salários. Na área de tecnologia apareceu o Cientista de Dados, com faixa salarial entre R$13.000 e R$26.700. No Brasil, apesar da grande demanda por profissionais da área de Estatística e Ciência de Dados e de sua valorização salarial, a procura por cursos de graduação no país necessita de um crescimento proporcional à necessidade de mercado. É necessário enfatizar o desconhecimento geral sobre a profissão entre os alunos de Ensino Médio, algo que afeta não só a procura, mas também os índices de evasão observados. Dessa forma, torna-se necessário realizar ações de disseminação do curso e da profissão de Estatística entre alunos de Ensino Médio, contribuindo para que mais jovens tomem conhecimento do curso e conheçam as possibilidades que esses profissionais têm no mercado de trabalho. Nesse sentido, espera-se aumentar a demanda pelo curso e diminuir a taxa de evasão. Os alunos envolvidos no projeto vão se beneficiar no ensino quando preparam o material de divulgação e apresentam juntamente aos coordenadores na visita às escolas e divulgam nas mídias digitais, na pesquisa quando escrevem artigos científicos e realizam o levantamento de informações pertinentes para a elaboração de materiais do projeto e na extensão ao participarem de ações fora da universidade e para as redes sociais possibilitando o acesso da comunidade acadêmica e externa.
Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251