Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de Extensão do CCEN 2024 “Passarinhando na UFPB” Ensina além da Sala de Aula Conteúdos de Ecologia e Zoologia | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 12/02/2024 17h53, última modificação: 13/02/2024 09h04

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE), divulga as ações de extensão do projeto “Passarinhando na UFPB” que promove educação ambiental na observação de pássaros.

O projeto de extensão tem o objetivo de promover uma conexão com a natureza utilizando a prática da observação de pássaros “birdwatching" nas áreas de mata levando a importância do conhecimento além da sala de aula do ensino de Ecologia e Zoologia, coordenado pela professora Manoela Maria Ferreira Marinho e conta com a participação de docentes e estudantes bolsistas do projeto. O público-alvo é voltado para estudantes de ensino fundamental, médio, superior e interessados no tema.

As oficinas abordam os temas Ecologia, Zoologia, evolução, conservação e saúde ambiental, com a programação dividida em duas etapas: a teoria que aborda tópicos da biologia das aves e a prática com as chamadas "passarinhadas" pelo campus. Realizam, também, a criação de materiais  didáticos interativos e envolventes, como diários de campo e jogos educativos durante as atividades práticas. Estendendo para além da UFPB, os integrantes da equipe participam ativamente de encontros, feiras e eventos relacionados ao meio ambiente.

O projeto atua em parceria com a Casa da Ciência do DSE, que disponibiliza para uso das edições o material didático-científico desenvolvido durante a execução do projeto. As ações já contabilizam 01 exposição fotográfica, 03 exposições relacionadas à temática ambiental e cultura, 04 oficinas com passarinhada na UFPB e 04 passarinhadas externas em áreas verdes urbanas.

Os professores podem inserir no calendário escolar a participação dos alunos na programação do projeto e os interessados podem entrar em contato pelo telefone (83) 98799-3368 ou instagram@aves_ufpb.

Fonte: Portal da UFPB

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB