Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) Realiza o 8º Ciclo de Colóquios 2019 sobre o Tema 'Cálculos de Primeiros Princípios Aplicados a Nanoestruturas BxNyCz' Ministrado pelo Prof. Dr. Sérgio Azevedo | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 15/05/2019 09h38, última modificação: 31/05/2019 09h35

O Centro de Ciências Exatas da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o oitavo ciclo de colóquios 2019.1 sobre o tema 'Cálculos de Primeiros Princípios Aplicados a Nanoestruturas BxNyCz' ministrado pelo Professor Dr. Sérgio Azevedo da UFPB que será realizado no dia 17/05/2019, às 16h, no Auditório do PPGF (prédio novo) no Campus Universitário da UFPB.

As inscrições são gratuitas e o certificado terá a carga horária correspondente a participação na palestra.

Na palestra será mostrado que materiais com hibridização sp2 podem apresentar uma extensa variedade de propriedades eletrônicas e estruturais. Nanotubos de carbono, por exemplo, podem apresentar caráter semicondutor ou metálico, dependendo da sua geometria, enquanto uma estrutura de grafite comporta-se como um semimetal. A substituição total de átomos carbono, em tais estruturas, pela alternância de átomos de boro ou nitrogênio, formando um nitreto de boro hexagonal, resulta na abertura do gap de energia levando a estrutura a se comportar como um isolante, com “gap” largo, o qual permanece essencialmente inalterado, independente da quiralidade ou diâmetro, quando a folha de nitreto de boro é enrolada para formar um nanotubo de BN. Uma possibilidade interessante é a substituição parcial de átomos de carbono por átomos de boro ou nitrogênio, levando-os a formação de compostos ternários, chamados de BxCyNz, os quais podem apresentar diferentes configurações. Tais estruturas, em forma de monocamada, foram recentemente sintetizadas. Esses compostos são interessantes, pois permite, em princípio, que as propriedades de condução sejam controladas através da incorporação de átomos de carbono ou BN. Na apresentação será mostrado os trabalhos desenvolvidos pelo grupo nessa linha de pesquisa, ou seja, os cálculos teóricos baseados em métodos de primeiros princípios para o estudo da propriedades eletrônicas, elásticas e óticas das estruturas.

Mais informações no site do PPGF

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251