Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) Realiza o 11º Ciclo de Colóquios 2019 sobre o Tema 'Diálogo entre Matéria e Espaço: 100 Anos de sua Primeira Confirmação Observacional', Ministrado pelo Prof. Dr. Valdir Barbosa Bezerra | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 05/06/2019 09h05, última modificação: 05/06/2019 12h06

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o décimo primeiro ciclo de colóquios 2019.1 sobre o tema 'Diálogo entre Matéria e Espaço: 100 Anos de sua Primeira Confirmação Observacional', ministrado pelo Professor Dr. Valdir Barbosa Bezerra da UFPB, que será realizado no dia 07/06/2019, às 16h, no Auditório do PPGF (prédio novo) no Campus Universitário da UFPB.

As inscrições são gratuitas e o certificado terá a carga horária correspondente a participação na palestra.

Valdir Barbosa Bezerra, físico graduado pela UFPB, é mestre em Física pela UFPB e doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física com ênfase em Relatividade e Gravitação, com atuação nos defeitos topológicos, teorias modificadas da gravitação e sistemas quânticos em espaços-tempo curvos. Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Paraíba.

A análise da teoria da relatividade geral, elaborada por Einstein na segunda década do século passado, é uma das maiores realizações da ciência. A deflexão da luz de estrelas distantes pelo campo gravitacional do Sol e suas medidas feitas em Sobral e em Ilha de Príncipe, durante a observação do eclipse solar que ocorreu no dia 29 de maio de 1919, comprovaram uma das previsões desta teoria. Na palestra será falado um pouco da história envolvendo os preparativos para as observações, as dificuldades encontradas, as medidas feitas, suas análises, e será ressaltada a importância daquelas feitas em Sobral para que os cientistas fiquem convencidos de que a previsão da teoria da relatividade com relação à deflexão da luz por um campo gravitacional, havia sido confirmada, sem sombra de dúvidas.

Mais informações no site do PPGF

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251