Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor do CCEN, Mario Cesar Ugulino de Araujo, Recebe Medalha Carol Collins Edição 2024 da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 18/07/2024 06h47, última modificação: 24/07/2024 19h02

img_mariougulino.pngO Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) torna público o convite da Diretoria da Divisão de Química Analítica (DQA) da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) frente aos membros do comitê de seleção e indicações da comunidade a escolha do Professor Dr. Mário Ugulino ao recebimento da Medalha Carol Collins, edição 2024, que será entregue durante a solenidade de abertura do 21º Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA), no dia 15/09/2024, na cidade de Belém do Pará.

O reconhecimento se deve à sua excelente trajetória ao longo desta destacada carreira científica, que certamente é motivo de orgulho para todos mestres e doutores formados sob sua orientação, sua contribuição à nossa sociedade e, sobretudo, à Química Analítica Brasileira.

A Medalha Carol Collins foi instituída em 2016 pela DQA da SBQ em reconhecimento ao trabalho da Professora Carol Collins, (in memoriam), da UNICAMP, que foi a primeira Diretora da DQA, participando ativamente de quase todos os ENQAs e com destacada atuação para a consolidação da área no Brasil.

Mario Cesar Ugulino de Araujo é graduado em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1989 (atualmente nível IA) e orientador/supervisor 46 teses de doutorado, de 51 dissertações de mestrado, de 26 estagiários de Pós-Doutorado e de Doutorado Sanduíche do Brasil e do exterior. Parecerista Ad hoc dos principais órgãos de fomento do país e das principais revistas nacionais e internacionais da área de Química Analítica. Tem mais de 200 artigos publicados (a maioria em revistas Qualis A/Química/CAPES). Tem Fator H/artigos/N de citações de cerca de 46/219/8068 na Scopus, 44/203/7211 na Web of Science e 53/277/10630 no Google Acadêmico. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Química (DQ) e vice-diretor do CCEN da UFPB.

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251