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PPGF Realiza o 8º Ciclo de Colóquios 2019.2 sobre 'Mulheres na Física: Alguns Achados de Pesquisa com Docentes e Discentes na Educação Superior' Ministrado pela Profa. Dra. Maria Eulina Pessoa de Carvalho | CCEN UFPB
O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o oitavo ciclo de colóquios 2019.2 sobre 'Mulheres na Física: Alguns Achados de Pesquisa com Docentes e Discentes na Educação Superior' ministrado pela Professora Dra. Maria Eulina Pessoa de Carvalho, a ser realizado no dia 27/09/2019, às 16h, no Auditório do PPGF (prédio novo) do CCEN no Campus Universitário da UFPB.
As inscrições são gratuitas e o certificado terá a carga horária correspondente a participação na palestra.
Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Pedagoga, Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas, PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University, USA e Pós-doutorado na Universidade de Valencia, Espanha. É Líder do grupo de pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão. Pesquisa e orienta em gênero e educação, currículo, política educacional, relações escola-família e dever de casa. Bolsista de produtividade CNPq. Membro do conselho editorial das seguintes revistas: Gender and Education (0954-0253), Multidisciplinary Journal of Social Diversity (MJSD/Spain), Espaço do Currículo (ISSN: 1983-1579 DOI: 10.15687/rec), Instrumento (1516-6368 e 1984-5499), Revista Brasileira de Formação de Professores (RBPF) (1984-5332), Olhar de Professor (UEPG) (1518-5648), Sementes (Salvador) (1518-5427), Gestão em Ação (Salvador) (1516-8891), Vydia (UNIFRA/Santa Maria) (0104-270X), Poiésis (2179-2534). Atualmente, é professora titular da Universidade Federal da Paraíba, lecionando Pesquisa em Educação e Diversidade Cultural e Educação no Curso de Pedagogia; e Seminários de Pesquisa em Estudos Culturais da Educação, Metodologia da Pesquisa e Gênero e Educação no Programa de Pós Graduação em Educação.
Na palestra será mostrado os resultados das dificuldades de mulheres, como professoras e alunas, para se incluírem no campo da física. O campo de investigação é uma universidade federal nordestina e o procedimento metodológico envolve o mapeamento da distribuição de docentes e discentes por sexo e entrevistas. O texto se baseia em pesquisa financiada pelo CNPq interessada nas percepções de docentes e discentes mulheres sobre as relações de gênero na vida acadêmica em campos tradicionalmente masculinos, fazendo o recorte da Física.
Mais informações no site do PPGF
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