Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGF Realiza 11º Ciclo de Colóquios 2019.2 sobre o Tema 'O Destino de Ernst Ising e o Destino do seu Modelo' Ministrado por Onofre Rojas Santos | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 16/10/2019 09h36, última modificação: 16/10/2019 09h36

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o décimo primeiro ciclo de colóquios 2019.2 sobre o tema 'O Destino de Ernst Ising e o Destino do seu Modelo' ministrado pelo Professor Dr. Onofre Rojas Santos, a ser realizado no dia 18/10/2019, às 16h, no Auditório do PPGF (prédio novo) do CCEN no Campus I da UFPB.

As inscrições são gratuitas e o certificado terá a carga horária correspondente a participação na palestra.

Onofre Rojas Santos, Físico pela Faculdade de Ciências da Universidade Nacional de Engenharia (UNI) em Lima/Peru, mestre e doutor em Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência em Física com ênfase em Física Estatística e Física da Matéria Condensada, e modelos de vértices, solúveis, expansão de séries de altas temperaturas, cadeia com spin quântico, Heisenberg e Ising em redes bidimensionais, com foco em transições de fase, emaranhamento térmico, efeito magneto calórico entre outras propriedades magnéticas e térmicas. Atualmente é professor associado do Departamento de Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

No evento será apresentado algumas reflexões pessoais sobre o famoso modelo sugerido por Wilhelm Lenz para o ferromagnetismo em 1920 e resolvido em uma dimensão por seu aluno de doutorado, Ernst Ising, em 1924. Embora o resultado desse modelo tenha sido decepcionante na época, porque o modelo não mostrava a transição de fase esperada. O trabalho de Lenz e Ising marcou o início de uma linha de pesquisa científica, que ao longo de quase 100 anos, obteve sucessos extraordinários na explicação do comportamento coletivo em uma ampla variedade de sistemas, dentro e fora das ciências naturais. A abordagem será das passagens da vida de Ernst Ising com a discussão da história do modelo, soluções exatas, realizações experimentais e sua extensão para outros campos, e também sobre ausência transições de fase em modelos unidimensionais com interações de curto alcance, assim como recentes resultados teóricos e experimentais sugerem uma possível existência de pseudo-transições em modelos tipo Ising unidimensional.

Mais informações no site do PPGF

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251