Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGCB Utiliza uma Nova Metodologia de Baixo Custo para Estudo da Biodiversidade Recifal Desenvolvida pela Aluna de Doutorado Marianna Barbosa da Silva | CCEN UFPB
conteúdo

Notícias

PPGCB Utiliza uma Nova Metodologia de Baixo Custo para Estudo da Biodiversidade Recifal Desenvolvida pela Aluna de Doutorado Marianna Barbosa da Silva | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 18/06/2021 07h01, última modificação: 18/06/2021 08h17

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB), divulga a utilização de uma nova metodologia de baixo custo para estudo da biodiversidade recifal desenvolvida pela aluna de doutorado Marianna Barbosa da Silva.

Parceria entre UFPB e USP desenvolveram o sistema de filmagem de baixo custo que permite a coleta de dados sobre as comunidades recifais em áreas rasas e profundas. O resultado desse estudo-piloto mostrou baixo custo para o avanço no conhecimento dos ambientes mesofóticos.

O Estudo caracteriza áreas profundas pouco conhecidas da costa da Paraíba e enfatiza a importância destes trabalhos para o entendimento das comunidades recifais, visto que atualmente é realizado em profundidades rasas (< 30m), tornando ambientes mais profundos, mesofóticos, desconhecidos. As dificuldades logísticas e financeiras tornam inviáveis a utilização de submersíveis remotos e/ou mergulhos técnicos.

Marianna Barbosa da Silva é graduada pela UFRJ, mestre em "Ecologia e Monitoramento Ambiental" e doutora em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo PPGCB, da UFPB e teve como professores orientadores Ronaldo Bastos Francini Filho e Ricardo de Souza Rosa. Possui também experiência com ênfase na avaliação do uso dos diferentes habitats por peixes recifais ao longo do gradiente cross-shelf.

Mais informações no site do PPGCB

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251