Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores do Depto. de Química Desenvolveram Experimento para Retirar Substâncias Poluentes e Cancerígenas de Corantes da Indústria Têxtil | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 11/05/2020 18h49, última modificação: 11/05/2020 19h04

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba, por meio do Departamento de Química (DQ), desenvolveram experimento para retirar substâncias poluentes e cancerígenas de corantes utilizados na confecção de materiais da indústria têxtil.

A equipe formada pelos pesquisadores André Luiz Menezes, Laís Chantelle, Iêda Santos, Thiago Duarte e Anderson Albuquerque do Núcleo de Pesquisa e Extensão de Combustíveis e Materiais, segundo o artigo intituladoProibing the site-selective doping in SrSnO3”, foi possível degradar os corantes na sua forma natural ou parcialmente degradada.  Estes corantes apresentam efeitos cancerígenos e mutagênicos quando no meio ambiente.

No experimento foi utilizado um semicondutor para acelerar o processo de degradação do corante remazol amarelo e de outros poluentes, como os corantes azul de metileno, roda mina, remazol vermelho e alizarina, todos utilizados em materiais do cotidiano.

O experimento teve o apoio dos pesquisadores das Universidade de Sydney (Austrália), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de Torino (Itália), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e foi publicado na revista Inorganic Chemistry, da Sociedade Americana de Química. O trabalho será capa suplementar da próxima edição da publicação.

Mais informações no Portal da UFPB

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB