Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nova Espécie de Cupim "Tauritermes bandeirai" Identificada em Cidades do Cariri Paraibano foi Descoberto por Professor do CCEN | UFPB

por Ana Magyar publicado: 17/09/2020 20h36, última modificação: 17/09/2020 20h36

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE), divulga a descoberta de uma nova espécie de cupim chamada "Tauritermes bandeirai", identificada nas cidades de São João do Cariri, São José dos Cordeiros e São José da Mata no estado da Paraíba.

O professor do DSE, Alexandre Vasconcellos, em parceria com o pesquisador da University of Florida, Rudolf H. Scheffrahn, levaram cerca de cinco anos para realizar a coleta e descrição do novo cupim, espécie coletada na década de 70 na Bahia.

A descoberta resultou no artigo “Tauritermes bandeirai: A new drywood termite (Isoptera, Kalotermitidae) from the Caatinga and Atlantic Forest of Brazil”, que foi publicado na ZooKeys, uma das revistas mais bem conceituada do mundo na área de taxonomia, campo da biologia relacionada à descrição de novas espécies.

A maioria de cerca de 60 espécies de cupins existentes se encontram na Mata Atlântica, no litoral ou em áreas de Brejo, como o município de Areia, regiões que contém alto valor para a conservação da biodiversidade da Paraíba e abriga uma elevada quantidade de espécies de outros grupos de animais, várias já ameaçadas de extinção.

A nova descoberta do cupim irá ajudar a descrever não só a biodiversidade do Nordeste, mas também a do Brasil. Esta espécie é similar a cupins de madeira seca, que vivem nos móveis de residências e que, de tempos em tempos, libera grânulos no chão, parecidos com areia. A nova espécie não é considerada praga, pelo contrário, vive no interior de madeiras mortas, na Caatinga e Mata Atlântica e é muito importante para a ciclagem dos seus nutrientes.

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251