Notícias
Professor Alessandre Colavite do Depto. de Sistemática e Ecologia da UFPB fala para o Correio da Paraíba sobre a Virose da Mosca
O biólogo Alessandre Colavite, Professor do Departamento de Sistemática e Ecologia do Centro de Ciências Exatas da Natureza da Universidade Federal da Paraíba em entrevista com o Correio da Paraíba fala sobre a doença da mosca.
A doença é caracterizada por uma infecção do trato gastrointestinal (Gastrenterite), transmitida pelo consumo de alimentos que tiveram contato com a mosca (Musca Domestica Linnaeus). Os sintomas causados pela virose são febre, dor no corpo, coriza, moleza e ardência nos olhos, além de apresentar quadros de desconforto abdominal, vômito, diarréia e desidratação em casos mais graves. ‘Virose’ é o termo popular para designar a doença, mas pode ser uma doença viral ou bacteriana. O contágio acontece principalmente através da contaminação de alimentos e água, o que pode acontecer através das mãos das pessoas ou de insetos que transportem microrganismos.
A prevenção é manter a higiene do ambiente e dos alimentos, evitar lixeiras próximas a fogões, pias e geladeiras, não acumular lixo, evitar deixar a comida exposta, não comer comidas que teve contato com moscas, colocar redes contra moscas e mosquitos nas janelas e usar mosquiteiro para dormir.
Para o diagnóstico da doença deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
- Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251
anacristinamagyar@tv.ufpb.br