Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGEMA - CEMAVE - ICMBIO Promovem Palestra sobre a Utilização do 'Big Data' na Engenharia da Biodiversidade | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 05/06/2019 19h26, última modificação: 05/06/2019 19h50

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA) em parceria com o Grupo de Estudos de Manejo Populacional do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE) e Instituto Chico Mendes (ICMBIo), Promovem a Palestra Aberta com o tema 'Redes Adaptativas para a Restauração Ecológica: Combinando Teoria, ‘Big Data’ e Biomonitoramento na Construção da Engenharia da Biodiversidade' que será ministrada pelo Professor Rafael Raimundo, a ser realizada no dia 07/06/2019, às 10h, no auditório do DSE do CCEN - Campus I da UFPB.

Na palestra ocorrerá uma atividade introdutória, das 8h30 às 9h30, com o tema: “Ecologia Evolutiva Aplicada – Dicas para Navegação em um Mar de Conceitos” a ser abordado pelo próprio palestrante.

Rafael Luis Galdini Raimundo é professor PhD do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente do Centro de Ciências Exatas da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

No evento será abordado a urgência em conservarmos e restaurarmos a biodiversidade e as funções ecossistêmicas que desafiam a Ecologia enquanto ciência preditiva. Frente a esse desafio, recentes avanços teóricos, metodológicos e biotecnológicos geram condições extraordinárias para combinarmos modelos de redes dinâmicas, "big data" e abordagens experimentais na manipulação preditiva das comunidades ecológicas. Haverá explicação como a abordagem de redes permite a aplicação de princípios de Ecologia Evolutiva para ampliar as bases teóricas da Conservação, e será discutido as principais oportunidades e desafios para o delineamento de programas integrados de pesquisa e manejo que articulem a perspectiva eco-evolutiva de Conservação, focada na resiliência e diversidade funcional das comunidades ecológicas, e a dimensão sócio-econômica da construção da sustentabilidade - articulação essa chamada de "engenharia da biodiversidade".

Mais informações pelo telefone: (83) 99917-6970

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB