Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudo de Química sobre Produção de Hidrogênio Verde é Artigo Publicado no Periódico Científico Dalton Transactions | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 29/05/2024 09h44, última modificação: 29/05/2024 09h49

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), divulga um estudo sobre produção de hidrogênio verde publicado em forma de artigo no periódico científico "Dalton Transactions”, editado pela sociedade científica inglesa Royal Society of Chemistry (RSC).

O estudo desenvolvido no Laboratório de Compostos de Coordenação e Química de Superfície (LCCQS) do CCEN, entre 2019 a 2021, é tema de dissertação de Andrei Fellipe Veríssimo de Lima sob orientação do Professor Fausthon da Silva do Departamento de Química (DQ).

A pesquisa identificou um novo material baseado na junção de óxido de cobalto (Co3O4) com carvão ativado, substâncias à base de carbono que podem ajudar a alavancar a produção do gás hidrogênio (H2), também chamado de hidrogênio verde a partir da água. O material à base de carbono reduz a energia elétrica necessária a ativação da reação química para produção do hidrogênio verde. O hidrogênio verde é uma fonte de energia limpa e renovável que deve suceder os combustíveis fósseis cuja substituição é necessária para frear a emissão de gases que provocam o efeito estufa e as transformações climáticas. O método mais sustentável para sua obtenção é a partir da eletrólise da água, ou seja, a decomposição química do líquido em gás hidrogênio. O hidrogênio verde e gás oxigênio, a partir da passagem de uma corrente elétrica pela água na produção em larga escala, exige grande consumo de energia elétrica para quebrar as moléculas de água em H2e O2.

Os experimentos simples de laboratório e a utilização de equipamentos de um béquer e um forno tipo mufla e reagentes químicos de baixo valor comercial como carvão ativado e pela aquisição de substâncias de baixo custo, simples e abundante, servem como incentivo a adesão do mercado pelo hidrogênio verde na transição de uma matriz energética limpa.

O trabalho teve incentivo financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Instituto Nacional em Ciências Moleculares (INCT-CIMOL), com bolsas de pesquisa, infraestrutura e insumos e contou com a colaboração internacional do National Institute for Research and Development of Isotopic and Molecular Technologies, na Romênia.

O artigo tem direitos autorais e está disponível mediante pagamento, clique no link.

Fonte: Portal da UFPB

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB