Notícias
VI Congresso Nacional de Educação Ambiental (VI CNEA) e o VIII Encontro Nordestino de Biogeografia (VIII ENBio) - ‘Os Limites da Sustentabilidade’ - Acontece em Novembro de 2019 na UFPB
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com instituições públicas e privadas, sediará o VI Congresso Nacional de Educação Ambiental (VI CNEA) e o VIII Encontro Nordestino de Biogeografia (VIII ENBio) simultaneamente e intitulados 'Os Limites da Sustentabilidade', que será realizado no período de 6 a 9 de novembro de 2019 no campus universitário de João Pessoa na Paraíba.
O objetivo do evento é reunir professores, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil para apresentação, discussão e publicações dos mais recentes e importantes trabalhos em educação ambiental desenvolvidos no País.
A programação inclui conferências, palestras, grupos de trabalhos, cursos especiais e publicações dos artigos como capítulos dos livros editados no formato e-Book com ISBNs e amplamente divulgados para consultas, estudos e leituras. Agregando 26 eixos temáticos, compreende as áreas de concentração e linhas de pesquisa para orientação dos trabalhos apresentados e publicados.
As inscrições já estão abertas e a data limite para envio de artigos é até 31 de julho de 2019. Após a efetivação da inscrição o artigo deve ser enviado para o e-mail cnea.jp@gmail.com, respeitando a data limite de submissão. As inscrições em cursos especias são exclusivamente oferecidos aos congressistas.
A expressão “desenvolvimento sustentável” tem sido amplamente utilizada para designar um modelo econômico pós-moderno e utópico que prioriza o equilíbrio ecológico, a equidade social e a produção de energia limpa, entre outros fatores ecologicamente corretos.
A palavra sustentabilidade significa sustentar, ou ainda, reunir esforços para manter os sistemas funcionando, evitando o colapso dos ecossistemas naturais e arranjos socioeconômicos e o princípio do desenvolvimento sustentável é compatibilizar o consumo com a manutenção dos estoques estratégicos de solos, cobertura vegetal, biodiversidade, ar, água e demais bens naturais. No entanto, é questionável a compatibilidade dos sistemas econômicos com os sistemas naturais, sobretudo perante a economia globalizada, fundamentada na superexploração dos recursos naturais, comprometendo a qualidade dos bens vitais e agravando a vulnerabilidade dos seres vivos.
- Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251
anacristinamagyar@tv.ufpb.br