Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Doutorado em Matemática Inicia as Atividades da Primeira Turma de 2019 | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 02/09/2019 14h43, última modificação: 02/09/2019 15h16

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba, por meio do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT), inicia as atividades da primeira turma em nível de doutorado.

O curso de doutorado, recomendado pela CAPES, está inserido no Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT), que já formou 280 mestres e mantém foco internacional e conta com a presença de dois professores visitantes, um oriundo da Índia e outro da Itália.

O programa de doutorado iniciou-se no final de 1990, em que um grupo de visionários professores do departamento idealizou a criação de um centro de excelência de pesquisas em matemática com foco na internacionalização, enucleação e colaboração. A concretização valeu do envolvimento dos trabalhos dos professores pioneiros, a contratação de jovens talentos com vocação para o ensino e pesquisa e a dedicação e esforço de todos do departamento de Matemática da UFPB.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da criação de um Programa em Associação de Pós-Graduação em Matemática (PAPGM), ofereceu em 2010 um curso que teve uma importante colaboração em prol do doutorado em matemática no campus de João Pessoa.

O PPGMAT passou a ter uma maior interação entre o ensino superior e o ensino médio após  ter sido selecionado para fazer parte do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). O mesmo aderiu à ideia da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em conjunto com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em conceder um aprendizado mais sólido aos professores do ensino público, abordando um conteúdo matemático próprio e relevante às suas atividades de ensino. Os 350 discentes egressos do PROFMAT foram profissionalizados para atuarem no ensino médio e fundamental em escolas públicas e privadas.

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251